Resposta para Giridhari sobre Diksa Guru em ISKCON parte 2


Giridhari diz:

"Então, quem deve ser o nosso diksha-guru na ISKCON?
Dessas centenas de gurus um entra em contato com em seu progresso na Consciência de Krishna, geralmente um assume um papel mais proeminente. Um membro experiente com quem nos relacionamos, criar um vínculo de confiança, ter boa comunicação e com fácil e cuja vida sentimos honras e reflete bem os nossos objetivos espirituais. Deve haver uma relação real entre estes dois, o guru e o discípulo. Eles devem trabalhar juntos, conversar e ver um outro. Se o guru sente o discípulo é sincero e tem cumprido as normas da ISKCON, ele ou ela pode aceitá-lo. Se o discípulo quer esta pessoa para ser seu guru, então este shiksha especial-guru deve tornar-se seu diksha-guru. Este é o método tradicional. Este é o sistema védico."

Bom Giridhari responde a sua pergunta com o mesmo sistema que está vigente em ISKCON, só que ele que Srila Prabhupada deixou suas instruções com as quais ele fica como diksa guru por 10.000 anos na ISKCON, Giiridhari não pode criar seu próprio sistema e falar que por que alguém gosta de outrem e tem uma relação intima esse alguém se torna diksa guru, Prabhupada afirma quem é a pessoa da qual temos que tomar abrigo.

“Deve-se tomar iniciação de um mestre espiritual fidedigno vindo na sucessão discipular e que é autorizado pelo seu mestre espiritual predecessor. Isto é chamado diksa-vidhana”
(Srila Prabhupada, 4.8.54, comentário).


A qualificação esta dada e a ordem também, após a carta do dia 9 de julho de 1977 Prabhupada não ordenou ninguém de seus discípulos a se tornarem mestres iniciadores, na carta encontramos claramente seu pedido para toda ISKCON o sistema de iniciação consiste em iniciar os novos discípulos pelo sacerdote ritvik e os discípulos são de Srila Prabhupada, algo muito simples e pratico, de fato Srila Prabhupada não ficou com a maioria de seus discípulos pessoalmente e outros discípulos de Srila Prabhupada de fato não chegaram a ter nenhum contato físico com Srila Prabhupada porem ninguém deixou de avançar na vida espiritual ou sentir extasis no momento de pregar na ISKCON. Vejamos a definição de diksa dada por Srila Prabhupada:

“diksa na verdade significa iniciar um discípulo com o conhecimento transcendental pelo qual ele se torna livre de todas as contaminações materiais”
(C.C., Madhya, 4.111, comentário).

“diksa é o processo pelo qual alguém pode despertar seu conhecimento transcendental e aniquilar todas as reações causadas por atividades pecaminosas. Uma pessoa perita no estudo das escrituras reveladas conhece este processo como diksa”.
(C.C., Madhya, 15.108, comentário).

diksa normalmente envolve uma cerimônia, mas ela não é absolutamente essencial; é mera formalidade.
“Então, de qualquer modo, de 1922 até 1933 praticamente eu não era iniciado, mas eu obtive a impressão de pregar o culto de Caitanya Mahaprabhu. Isso era o que eu pensava. E isso é que foi a iniciação pelo meu guru Maharaja.” (Srila Prabhupada, palestra 10/12/76,
Hyderabad).

“Iniciação é uma formalidade. Se você for sério, essa é a verdadeira iniciação. Meu toque é simplesmente uma formalidade. É a sua determinação, isso é iniciação”. (BTG, procura pelo divino).
“...sucessão discipular nem sempre significa que alguém tenha que ser iniciado oficialmente. Sucessão discipular significa aceitar a conclusão discipular”
(Srila Prabhupada, carta para
Dinesh, 31/10/69).

“O canto de Hare Krsna é nossa principal atividade, essa é a verdadeira iniciação. E como vocês todos estão seguindo as minhas instruções neste assunto, o iniciador já está presente”.
(Srila Prabhupada, carta para Tamal Krsna, 19/08/68).

“Em outras palavras, o mestre espiritual desperta a entidade viva adormecida à sua consciência original para que ela pode adorar o Senhor Vishnu. Este é o propósito de diksa, ou iniciação. Iniciação significa receber o conhecimento puro da consciência espiritual”
(C.C. Madhya, 9.6.1, comentário).




A seguinte definição mostra a diferença na teoria que Giridhari está propondo , ninguém pode se tornar guru iniciador e so requer uma benção especial do mestre predecessor na sucessão discipular
E na cultura vedica jamais um Guru ficou perplexo e caiu em maya , como no caso dos atuais gurus da ISKCON.
"Em geral, você pode saber que ele não é uma pessoa liberta, e, portanto, ele não pode dar início a qualquer pessoa para a Consciência de Krishna.
Se requer uma bênção espiritual especial das autoridades superiores.(SPL (VI 1987) 68.4.18) "



“...sucessão discipular nem sempre significa que alguém tenha que ser iniciado oficialmente. Sucessão discipular significa aceitar a conclusão discipular”
(Srila Prabhupada, carta para Dinesh, 31/10/69).

Aqui Prabhupada nos dá a definição de sucessão discipular e também ele afirma o siguinte:
“Apenas o Senhor Caitanya pode tomar meu lugar. Ele irá tomar conta do Movimento.”
(Srila Prabhupada, conversação, 2/11/77)

“Um mestre espiritual fidedigno está na sucessão discipular eternamente e ele não se
desvia de forma alguma das instruções do Senhor Supremo”.
(B.gita, 4.42, comentário).

“Deus é sempre Deus,guru é sempre guru.”
(A ciência da auto-realização, cap. 2)
O devoto puro está sempre livre das garras de Maya e de sua influência”.
(S.B., 5.3.14)

“Não há possibilidade de que um devoto de primeira classe caia.”
(C.C., Madhya, 22.71)

“Um mestre espiritual é sempre liberado.”
(Srila Prabhupada, carta para Tamal Krsna, 21/06/70)

“Um mestre espiritual fidedigno sempre se engaja no serviço devocional puro à Suprema
Personalidade de Deus”.

“Um mestre espiritual sempre é liberado.”

Para aqueles que mantem a ideia de que se tem que ter alguém do lado para resolver os problemas espirituais , Prabhupada deu a possibilidade a seus discípulos a tornarem-se siksha gurus para pregar sobre o a filosofia do Bhagavad Gita e do Srimad Bhagavatam em isso não se tem restrições e até uma criança pode fazer.
“Yare dekha, tare kaha, Krishna upadesa.
Você não tem que fabricar nada. O que Krishna já disse, você repete.
Concluido. Não faça disso, adulteração, então você se torna guru [...] Eu posso ser bobo, malandro [...]por isso temos de seguir este caminho,que você se torna guru, liberta os homens de sua vizinhança, os associados, mas fala as palavras autorizadas de Krishna, então ele irá agir [...] todos podem fazer. Uma criança pode fazer."(Morning Walk May 11th 1977)


Giridhari diz:

Eu acredito que seria muito mais saudável em geral se diksha-gurus eram locais, ou pelo menos a nível local, no sentido de ser o guru mais atuante e presente em nossas vidas. Um guru que está perto de nós será capaz de nos ajudar muito mais do que uma que não é - este é apenas o simples senso comum.

Contrariamente à crença comum na ISKCON, um guru não precisa ser uma alma liberta, nem o tipo mais avançado de devoto. Não há confirmação de ambas as escrituras e os ensinamentos de Srila Prabhupada para apoiar esta afirmação (ver CC Adi-lila 1.47, para um exemplo).

Um discípulo de um tal não-guru perfeito não tem nada a perder na ISKCON, porque todos nós temos de Srila Prabhupada e acesso a centenas ou milhares de outros gurus na ISKCON que constantemente oferecer sua orientação, ensinamentos e ajuda prática. Diksha é o nosso formal, oficial de ligação a esta maravilhosa tradição Gaudiya Vaishnava, a Srila Prabhupada e ao crescente e rica associação de praticantes sinceros de Consciência de Krishna, de gurus, encontramos na ISKCON. Não estamos, portanto, limitado pelos nossos diksha-guru como alguém no passado poderia ter sido, quando a relação era de um indivíduo com outro indivíduo, isoladamente, sem os recursos que temos em mãos, e sem acesso pleno a um poderoso fundador -Acharya.

Recomendações práticas

ISKCON deve, portanto, abolir o carimbo guru eclesiástica. Em vez disso, devem capacitar seus milhares de devotos ativos missionário que hoje não são devidamente reconhecidos como gurus. ISKCON deve permitir aos seus membros para escolher o seu próprio diksha-guru como entenderem. O encargo de verificar as qualidades do guru deve descansar com o discípulo, e não o GBC, e não as autoridades administrativas. A decisão de aceitar um discípulo deve descansar com o guru (claro ISKCON seguintes requisitos mínimos). Este sistema funcionou durante milhares de anos e pode funcionar hoje, em benefício da ISKCON como instituição e os membros individuais.

Esta não é uma idéia nova. É a sugestão feita pelo Shastric Advisory Committee (SAC) para o GBC anos atrás. Clique aqui para ler o relatório.

O seguinte é uma citação de uma classe Srimad Bhagavatam por Swami Bhakti Caru em 5 de outubro em Vrindavana [no ano é dado]:

"... Mas já que não estamos colocando a importância do shiksha, a posição de Srila Prabhupada como o pré-guru shiksha eminente do movimento para todos os devotos de todos os tempos tem sido minimizado".

ISKCON é uma sociedade e, como tal, naturalmente, as políticas em si. Bad Templo Presidentes, GBCs, os membros da congregação, professores, etc, são rapidamente identificadas e tratadas, para minimizar os danos à sociedade. A mesma coisa vai acontecer naturalmente com aqueles que agem como diksha-gurus - que precisa ser diferente. A pré-aprovação das autoridades não tem protegido a sociedade de danos causados por diksha-gurus gone bad. Nossa sociedade tem lidado com diksha-gurus gone bad muitas vezes. A situação, porém, foi agravado pelo fato de que houve uma pré-aprovação pelas autoridades e pela compreensão realista do papel do diksha-guru na ISKCON. Sem esse pré-aprovação e com uma compreensão mais realista do papel do diksha-guru, que será muito melhor equipados para lidar com baixos tal queda.

Esta é uma mais prático, mais seguro, mais védica, mais baixo para ver a terra de gurus em geral e especialmente do diksha na ISKCON. Tal sistema permitiria acabar com o sofrimento causado por equívocos guru na ISKCON, culto à personalidade final, seria mais apropriado colocar o foco em Srila Prabhupada, o fim das linhas paralelas de poder criado por gurus maior que a vida, e capacitar milhares de pregadores sinceros.
> alterar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado