"Ninguém se torna mestre espiritual por seus próprios caprichos. Isso não é mestre espiritual. Ele deve ser ordenado pela autoridade superior"

 Srila Prabhupada:

Aqueles que estão neste mundo material têm quatro defeitos: cometem erros, são iludidos e seus sentidos são imperfeitos, bhrama, pramāda, vipralipsā, e são trapaceiros.  Porque... Assim como os cientistas e filósofos modernos, eles propagam tantos ramos do conhecimento, mas quando, no ponto crucial, são pegos, eles dizem: "Eu não sei perfeitamente. Eu não sei perfeitamente. Nós estamos tentando saber. No futuro, vamos dizer-lhe o perfeito."  Mas se você não está em perfeito conhecimento, por que deveria assumir o posto de professor? Se o seu conhecimento é imperfeito, então tudo o que você fala, isso é imperfeito. Portanto, com conhecimento imperfeito, por que você deveria se tornar um professor? Isso é trapaça.  Isso é trapaça.  Portanto, propositalmente Vyāsadeva está escrevendo, sri-bhagavān uvāca, onde não há trapaça, imperfeição, ilusão ou engano. Quatro coisas.  Sem erro, sem ilusão, sem trapaça e sem imperfeição.  Este é Bhagavān. Por que estamos levando o Bhagavad-gītā tão a sério?  Há tantos outros livros que podemos ler, tantas teorias, tantos filósofos, grandes, grandes filósofos.  Mas não podemos levá-los porque eles estão com defeito. O autor está certo de cometer um erro.  Ele está iludido. Porque seus sentidos não são perfeitos, portanto, imperfeição.

Então, com todos esses defeitos, não podemos aceitar o conhecimento de ninguém.  Este é o processo védico.  Isso é chamado de sistema paramparā, sucessão discipular.  Recebemos conhecimento perfeitamente do Supremo Bhagavān.  E se eu recebo o conhecimento de Bhagavān, e se eu distribuo o mesmo conhecimento que Bhagavān disse, sem qualquer interpretação da minha política de trapaça, então o conhecimento que eu distribuo também é perfeito. Eu posso não ser perfeito, mas o conhecimento que eu tirei de Kṛṣṇa, se eu o apresentar como é, sem qualquer interpretação, então o que eu te dou, isso é perfeito.  É muito fácil de entender.  Eu dei várias vezes... Assim como um peão trouxe uma ordem de pagamento para você, mil dólares.  Então ele está te dando.  Então você não pode dizer: "Ah, aqui está um peão. Ele é um homem pobre. Como ele pode me dar mil dólares?"  Ele não está dando;  o dinheiro é enviado por outra pessoa.  Ele está simplesmente entregando a você.  Portanto, Caitanya Mahāprabhu diz: āmāra ājñāya guru haya tāra sarva-deśa, tāra ei deśa (CC Madhya 7.128).  Ele está pedindo a todos para se tornarem mestres espirituais. Então, como todos podem se tornar um mestre espiritual?  Um mestre espiritual deve ter conhecimento suficiente, tantas outras qualificações.  Não. Mesmo sem nenhuma qualificação, a pessoa pode se tornar um mestre espiritual.  Como?  Agora o processo é, diz Caitanya Mahāprabhu, āmāra ājñāya: "Por Minha ordem".  Esse é o ponto crucial. Ninguém se torna mestre espiritual por seus próprios caprichos. Isso não é mestre espiritual. Ele deve ser ordenado pela autoridade superior.  Então ele é mestre espiritual. Āmara ājñāya.  Assim como no nosso caso. Nossa autoridade superior, nosso mestre espiritual, ele me ordenou: "Você apenas tente pregar este evangelho, o que quer que tenha aprendido de mim, em inglês".  Então nós tentamos.  Isso é tudo.  Não é que eu seja muito qualificado.  A única qualificação é que tentei executar a ordem da autoridade superior. Isso é tudo. Este é o segredo do sucesso.

Trecho da Palestra sobre o Bhagavad Gita 2.2 - Londres, 3 de agosto de 1973

Hahhahah




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado