"Como o ferro pode se tornar ouro?"



"tente entender o que é um guru genuíno."

 "Na verdade, um guru não pode ser ruim,

 pois se alguém é ruim, não pode ser um guru."

 Você não pode dizer “guru ruim”.

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Repórter: Mas os gurus ruins...

Srila Prabhupada: E o que é um guru “ruim”?


Repórter: Um guru ruim só quer algum dinheiro ou fama.


Srila Prabhupada: Bem, se ele é ruim, como ele pode se tornar um guru?  [Risada.]


Como o ferro pode se tornar ouro?


Na verdade, um guru não pode ser ruim,

pois se alguém é ruim, não pode ser um guru.


Você não pode dizer "guru ruim”.


Isso é uma CONTRADIÇÃO.


O que você tem a fazer é simplesmente tentar entender o que é um guru genuíno.

 .

(Livro de Srila Prabhupada "A Ciência da Auto-Realização":

Escolhendo um Mestre Espiritual: O que é um Guru.9

 --------------------------------------------------  ------------------------


"Você não pode dizer "guru ruim".

Isso é uma contradição."

 .

A definição de uma contradição.


Afirma que declarações contraditórias

não podem ser ambas verdadeiras no mesmo sentido ao mesmo tempo.


Declarações contraditórias não podem ser ambas verdadeiras

 -no mesmo sentido

 -ao mesmo tempo.


por exemplo. as duas proposições "A é B" e "A não é B" são mutuamente exclusivos.


É impossível predicar da mesma coisa,

ao mesmo tempo e no mesmo sentido,

a ausência e a presença da mesma qualidade fixa.


Três fatores para analisar em uma suposta contradição:

 1-da mesma coisa,

 2-ao mesmo tempo, e

 3-no mesmo sentido,


--------------------------------------------------  ------------------------

Um guru genuíno, por definição, é um devoto puro, uttama-adhikari, maha-bhagavata.

 .

Ele tem todas as 26 boas qualidades de um devoto puro, um Vaisnava puro.

 .

Ele não tem más qualidades.

 .

Nunca se pode dizer que um guru genuíno é ruim,

pois nenhuma má qualidade está presente nele.

 .

Portanto, por definição, o guru é bom,

ele só tem boas qualidades.

 .

Dizer que o guru é ruim é uma contradição

porque estamos falando sobre a mesma pessoa, ao mesmo tempo, no mesmo sentido,

aquela pessoa é má e aquela pessoa é boa.

 .

Ao dizer "guru" implicitamente, por definição,

dizemos que essa pessoa é boa.

 .

Ao dizer "ruim", dizemos que essa pessoa é má.

 .

Assim, em tal afirmação, "guru ruim" há uma contradição.

 .

Estamos falando da mesma pessoa,

ao mesmo tempo e no mesmo sentido que

essa pessoa é boa e má.

 .

"Declarações contraditórias não podem ser verdadeiras no mesmo sentido, ao mesmo tempo."

 .

"É impossível afirmar da mesma coisa, ao mesmo tempo, e no mesmo sentido,

a ausência e a presença da mesma qualidade fixa”.

 --------------------------------------------------

Tal contradição é resultado da ignorância de quem é um guru.

 .

É por isso que Srila Prabhupada diz ao repórter que

"O que você tem que fazer é simplesmente tentar entender o que é um guru genuíno." (Srila Prabhupada)

 .

O repórter comete tal contradição

devido a ignorar o que é um guru genuíno.

 .

A ignorância é a causa de falar contradições.

 .

Srila Prabhupada explica que

se alguém é ruim, não pode ser um guru, não é um guru.

 .

Por natureza, o guru tem apenas qualidades sublimes e boas.

 .

Se alguém não tem essas características sublimes e boas, então ele não é um guru mesmo que se apresente como tal ou seja designado por uma assembleia como tal.

 .

"Na verdade, um guru não pode ser ruim,

pois se alguém é ruim, não pode ser um guru."

Você não pode dizer “guru ruim”.  (Srila Prabhupada)

 --------------------------------------------------

"Como o ferro pode se tornar ouro?"

 .

O ferro por natureza tem algumas propriedades ou características exclusivas

diferente de outros metais através dos quais identificamos algo que é ferro e algo que não é.

 .

O ouro por natureza tem características únicas pelas quais nos identificamos

algo que é ouro e algo que não é.

 .

Ferro e ouro têm características ou qualidades diferentes.

 .

Dizer que um objeto de ferro é ouro é um absurdo devido à ignorância das diferentes qualidades que caracterizam o ouro e o ferro ou pelo desejo de enganar os outros.

 .

O ferro tem suas qualidades fixas.

 .

O ouro tem suas qualidades fixas.

 .

Ferro nunca é ouro. Ouro nunca é ferro.

 .

"Como o ferro pode se tornar ouro?"  (Srila Prabhupada)

 .

Nunca existe um guru ruim. O guru é bom por natureza.

 .

Dizer um guru ruim é como dizer que ferro é ouro.

 .

Ao dizer guru "ruim"

estamos dizendo que tal pessoa não é um guru porque a presença de más qualidades (ruins) é a prova de que ele não é um guru, que ele não é ouro.

 .

"se alguém é ruim, não pode ser um guru."  (Srila Prabhupada)

 .

Um guru genuíno só tem todas as boas qualidades (boas), ele não tem nenhuma qualidade ruim (ruim).

 .

Tal afirmação, "guru ruim", é o mesmo que dizer que o ferro é ouro.

 .

Por definição, o guru é caracterizado ou diferenciado devido a ter as boas qualidades de um devoto puro, um maha-bhagavata.

 .

A presença de tais características

denota a existência de um guru fidedigno.

 .

A não presença, a ausência de tais características fixas significa que tal pessoa não é um guru mesmo que ele se apresente como tal ou seja designado por uma assembléia como tal.

 .

Da mesma forma que a presença em um metal das características do ouro significa que é ouro.

 .

A não presença, a ausência das características do ouro significa que o metal não é ouro.

 .

A presença ou ausência de algumas características determina se algo é ou não um guru, ouro, etc.

 .

As características nos permitem identificar uma entidade e diferenciá-la de outras entidades.

 .

Se um objeto de metal é feito de ferro,

nenhuma assembleia pode mudar sua natureza e dizer que é ouro.

 .

Apresentar o ferro como se fosse ouro é um engano ou uma grande ignorância.

 .

Apresentar uma pessoa como um guru (ouro), embora ele não tenha as boas qualidades de um devoto puro, mahā-bhāgavata (ouro),

embora ele seja realmente de ferro, isso é um engano e uma grande ignorância.

 .

Não importa que tipo de assembleia o apresenta como um guru.

Esta assembleia não pode transformar ferro em ouro apenas com apontamento unicamente.

 .

Mesmo que essa pessoa seja nomeada guru por tal assembléia

o ferro ainda é ferro, mas é apresentado como se fosse ouro.

 .

Isso é engano e ignorância.

 .

O ferro continuará sendo ferro.

 .

Essa pessoa será rotulada de guru (ouro), mas não é realmente um guru, não é ouro. Na verdade, essa pessoa é de ferro.

 .

Rotular o ferro com a etiqueta dourada não torna o ferro dourado.

Isso é fraude.

 .

Mas a pessoa que ignora as características do mestre espiritual genuíno aceita cegamente o ferro como ouro.

 .

A solução é explicada aqui por Srila Prabhupada:

"O que você tem a fazer é simplesmente tentar entender o que é um guru genuíno."


 --------------------------------------------------

 .

 CC Madhya – Lila 24.330.

 .

guru-lakṣaṇa, śiṣya-lakṣaṇa, doṅhāra parīkṣaṇa

sevya--bhagavān, sarva-mantra-vicāraṇa

 .

SINÔNIMOS

 .

guru-lakṣaṇa — OS SINTOMAS de um mestre espiritual fidedigno;

 .

TRADUÇÃO

 .

"No seu livro devem existir

AS CARACTERÍSTICAS DO GURU GENUÍNO

e o discípulo genuíno.


Então, antes de aceitar um mestre espiritual,

pode-se ter certeza da POSIÇÃO DO MESTRE ESPIRITUAL....

 .

SIGNIFICADO

 .

No Padma Purana,

AS CARACTERÍSTICAS DO GURU,

O MESTRE ESPIRITUAL GENUÍNO,

foram descritas:

 .

 MAHĀ-BHĀGAVATA-ŚREṢṬHO

 brāhmano vai gurur nṛṇām

 sarveṣām eva lokānām

 asau pujyo yatha hariḥ

 mahā-kula-prasūto 'pi

 sarva-yajñeṣu dīkṣitaḥ

 sahasra-śākhādhyāyī ca

 na guruḥ syād avaiṣṇavaḥ

 .

O guru deve estar situado NA MAIOR plataforma de serviço devocional.

 -

Existem três classes de devotos, e

o guru deve ser aceito DA CLASSE MAIS ELEVADA.

 -

O devoto de PRIMEIRA CLASSE é o mestre espiritual para todos os tipos de pessoas.

 -

Quando alguém atingiu A POSIÇÃO MAIS ALTA DE MAHĀ-BHĀGAVATA,

ele deve ser aceito como um guru

e adorado exatamente como Hari, a Personalidade de Deus.

 .

SOMENTE TAL PESSOA é elegível para ocupar o posto de guru.

 https://prabhupadabooks.com/cc/madhya/24/330


 --------------------------------------------------


"É imperativo que uma pessoa séria aceite um mestre espiritual genuíno em termos das injunções śāstricas.

 .

Śrī Jīva Gosvāmī aconselha que não se aceite um mestre espiritual em termos de hereditariedade, costumes sociais e convenções eclesiásticas .

 .

Deve-se simplesmente tentar encontrar um mestre espiritual genuinamente qualificado para um avanço real na compreensão espiritual."


(Cc. Adi-lila 1.35)


Link para esta página: https://prabhupadabooks.com/cc/adi/1/35


 --------------------------------------------------


De fato, o devoto uttama-adhikārī Vaiṣṇava avançado deve ser aceito como um mestre espiritual.

 .

No entanto, não se deve imitar o comportamento de um devoto avançado ou mahā-bhāgavata sem ser auto-realizado, pois por tal imitação a pessoa acabará se degradando.

 .

O devoto também deve conhecer sua própria posição e não deve tentar imitar um devoto situado numa plataforma mais elevada.

 .

Ninguém deve se tornar um mestre espiritual a menos que tenha alcançado a plataforma de uttama-adhikārī.

 .

Portanto, um discípulo deve ter o cuidado de aceitar um uttama-adhikārī como um mestre espiritual.


(Śrī Upadeśāmṛta, O Néctar da Instrução, texto 5)


Link para esta página: https://prabhupadabooks.com/noi/texts/noi_5


Por Caitanya Priya Das

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