O verdadeiro significado de Vaisnava aparadha



O verdadeiro significado de Vaisnava aparadha


Por Krishna Kant


A resposta instintiva padrão para o BTP(Back to Prabhupada- "De volta a Prabhupada") dos gurus farsantes e seus seguidores é que este conteúdo constitui "Vaisnava aparadha", ou, cometer ofensas, ou, blasfemar contra os devotos. Neste artigo, nós analisaremos o que é realmente Vaisnava aparadha.


Origem


A questão da Vaisnava aparadha é muito importante, tão logo alguém ofende ou blasfema um Vaisnava o resultado para alguém será um impedimento no progresso do serviço devocional:
" Enquanto instrui Srila Rupa Gosvami acerca das muitas restrições nas regras e regulações para os Vaisnavas, Sri Caitanya Mahaprabhu tinha vividamente descrito os efeitos das ofensas aos pés de lótus de um Vaisnava. Yadi vaisnava-aparadha uthe hati mata. Ofender ou balasfemar um Vaisnava tem sido descrito como a maior ofensa, e isto é comparado a um elefante louco." 
(Sri Caitanya Caritamrita, Antya-lila, 3.213, significado)
"Se alguém comete vaisnava-aparadha, todo o seu progresso em serviço devocional irá ser banido"
(Srimad Bhagavatam,4.21.37,significado)
Considerando a importância do assunto, é surpreendente que exista tão pouco conhecimento a respeito do que verdadeiramente constitui uma Vaisnava aparadha, outros tiram vantagem do termo para usá-lo quando deseja o silêncio de alguém.


Definição 


Srila Prabhupada sempre falou acerca de blasfemar em termos de fazer afirmações falsas , não verdadeiras:


"Então, Krishna diz de duas maneiras que "se você não lutar, então seus inimigos irão blasfemar você." Avacya-vadams ca vadisyanti bahun. "Eles irão inventar, manufaturar alguma blasfêmia contra você."
(Srila Prabhupada leitura,4/9/1973)
"Outra história inventada para difamar Srila Jiva Gosvami afirma [...] Esta história é outro exemplo infame de blasfêmia contra o guru e o vaisnava. Não se deve jamais aceitar semelhante história como autorizada. 
(Sri Caitanya Caritamrita, Adi-lila,10.85, significado)
"Mas nenhum deles falsamente diz ser o próprio Deus. Essa é uma blasfêmia declarada pelos asuras, cujos seguidores demoníacos de semelhantes asuras também aceitam farsantes como Deus ou Sua encarnação." 
(Srimad Bhagavatam,1,2.16,significado)
"Algumas vezes pessoas tolas interpretam Nityananda como sendo uma expansão de Radharani, porém isto não é um fato. Nityananda é Balarama. Nós temos que saber de um mahajana. Nós não podemos manufaturar nossas próprias ideias. Isto é blasfêmia, sahajiya. Yata mat tata pat." 
(Srila Prabhupada leitura, 26/3/1975)
"Porém você não pode mostrar um show de mágica completa, como Krishna executou ou o Senhor Ramacandra executou. Portanto, sua reivindicação de pleno poder é completamente falsa e blasfema."
(Srila Prabhupada conversação, 13/9/1976)
"Tão logo alguém diz, blasfêmia, que eu sou Deus. Não existe Deus", imediatamente ele deve ficar muito irado porque ele está pregando coisas falsas. Ele está blasfemando contra o Senhor Supremo, ele está tornando Deus como algo muito barato."
(Srila Prabhupada Leitura, 14,/9/1969) 
"Sri Caitanya tendo escutado rumores acerca da blasfêmia de Ramacandra Puri. Agora Ele diretamente escutou suas acusações caprichosas.[...] Ramacandra Puri não pode encontrar nenhuma falta no caráter de Sri Caitanya Mahaprabhu, por Ele estar situado numa posição transcendental como a Suprema Personalidade de Deus. [...] Ele assim achou faltas imaginárias no Senhor e em outros."
(Sri Caitanya Caritamrita, Antya-lila, 8.50, significado)


Isto deve ser auto evidente, de outra forma, se falar a verdade é o mesmo resultado que blasfemar ou cometer ofensas, então verdade ou dharma seria em si mesmo a maior das ofensas, as quais poderiam significar que dharma fosse adharma (irreligião), que é uma contradição. De fato, mesmo algum incidente onde realmente a blasfêmia aconteça, O Senhor Caitanya utilizou a definição correta de blasfêmia para tentar apaziguar Sarvabhauma Bhattacarya:
"Eu convidei Você na minha casa somente para que Você seja blasfemado. Isto é uma grande ofensa. Por favor perdoa-me. Peço o Teu perdão."   
"Sri Caitanya Mahaprabhu disse " O que Amogha falou está correto; portanto, ele não disse nenhuma blasfêmia . Onde foi que Me ofendeste?" "
(Sri Caitanya Caritamrita,Madhya-lila, 15.256-257)


Verdadeira Blasfêmia


Já que a verdadeira blasfêmia é fazer uma afirmação falsa, não verdadeira, nós encontramos isso na atual farsa dos gurus- onde sucessores desautorizados de Srila Prabhupada estão super-estimados falsamente como sendo autorizados, e as ordens de Srila Prabhupada devem ser desobedecidas- constitui a verdadeira Vaisnava aparadha:
" O Senhor confirma nesta passagem que se alguém é super-estimado, glorificação é somente outra forma de blasfêmia. Dessa maneira, Ele se opõe a esta dita afirmação ofensiva.
(Sri Caitanya Caritamrita, Madhya-lila, 10.182)
"O mais grave tipo de vaisnava-aparadha é chamada guru-aparadha, o qual se refere as ofensas aos pés de lótus do mestre espiritual. No cantar do santo nome da Suprema Personalidade de Deus , esta guru-aparadha é considerada a ofensa mais grave."
(Srimad Bhagavatam 4.21.37, significado)
[ Referindo-se a desobedecer as ordens do mestre espiritual-uma das 10 ofensas contra o cantar dos santos nomes- Ed.]
"O devoto deve portanto ser muito cuidadoso em não cometer ofensas contra o mestre espiritual por desobedecer suas instruções."
(Sri Caitanya Caritamrita, Madhya-lila,19.156,significado)


Por isso, antes que o BTP cometesse Vaisnava aparadha, como alguns têm assumido, a realidade é exatamente o contrário. BTP está realmente prevenindo outros de cometerem o maior tipo de de Vaisnava aparadha a Srila Prabhupada por expor a verdade da farsa dos gurus e a posição de Srila Prabhupada. Este é outro exemplo de como em Kali yuga tudo está cabeça para baixo:
"Portanto, pela influência desta era de Kali , em todo lugar , politicamente, socialmente, ou religiosamente, tudo está cabeça para baixo, e portanto para um homem são todo isso é lamentável." (Srimad Bhagavatam , 1:16:22)


Conclusão


Srila Prabhupada belamente encapsula as conclusões acima nas seguintes afirmações:
"Apaisunam quer dizer que não se deve achar defeito nos outros ou corrigí-los desnecessariamente. É claro que chamar um ladrão de ladrão não é achar defeito, mas chamar uma pessoa honesta de ladrão é muito ofensivo para alguém que está progredindo na vida espiritual." 
(Bhagavad Gita Como ele é ,16:1-3, significado)
Então isto não é ,que falar a verdade é encontrar faltas, porém é falar uma mentira acerca de alguém, e é este falar mentiras  que é cometer uma verdadeira Vaisnava aparadha. Srila Prabhupada afirma:
"É o dever do devoto não tolerar blasfêmias."
(Srila Prabhupada leitura, 3/2/1967)


Dando a correta definição do que constitui a verdadeira Vaisnava aparadha como está sendo apresentada, isto significa que nós não podemos tolerar a farsa dos gurus, ou as mentiras as quais estão sendo ditas acerca de Srila Prabhupada por seus falsos sucessores, ou desobedecer  contra as ordens de Srila Prabhupada, assim existe a necessidade de pregar contra isto. Isto não significa que alguém deva se opor à verdade a qual está sendo colocada sobre os gurus farsantes. 
E se nós declaramos alguma mentira a respeito dos gurus farsantes, nós iremos felizmente imprimir uma retratação.
Porém até a data, ninguém tem sido apto a reproduzir alguma evidência para isto. 



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado