Cronica de um fracasso anunciado


Hare Krishna !
Todas as Glórias a Srila Prabhupada!

Na seguinte matéria queremos comentar sobre atualidade do movimento Hare Krishna infelizmente encontramos situação de hipocrisia existente em qualquer sociedade mundana. Tive a oportunidade de assistir ao evento de Ratha Yatra (Festival de Carros , no qual se levam as Deidades do Senhor Jagannatha , Baladeva e Subhadra pela rua) aqui no Rio de Janeiro.
O evento é bem importante , porque foi estabelecido por Srila Prabhupada em todo o mundo como uma maneira de pregar as glórias do movimento de Sankirtana(Canto dos Santos Nomes de Deus) para todas as pessoas em geral, além de chegar bem de perto para as pessoas que não conhecem a Consciência de Krishna, o festival promove associação pura direta com Krishna, Seus devotos, e com Seu Sampradaya Acharya , A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
Tendo como objetivo primordial espiritualizar a atmosfera degradada de Kali yuga( era de hipocrisia) o propósito absoluto de semelhante festival é servir a missão estabelecida por Srila Prabhupada, e espalhar mas seus novos horizontes.
Mas há alguma coisa que não está em seu devido lugar, então nós podemos ver as diferentes facções dentro do movimento caminhando juntos para o mesmo resultado, que é dissolução da missão espiritual dada pelo Sampradya Acharya A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
Falo isto devido as anomalias encontradas em dito evento , que provocam uma procura por entender o que está acontecendo com o movimento de Srila Prabhupada, sim, o que está acontecendo?
Então nós vemos que, embora no festival se cante Hare Krishna, que é o fator primordial a ser executado, ainda sim, não se leva em conta o significado e as instruções de Srila Prabhupada para fazer do evento algo que atraia as pessoas perdidas e confusas desta era de Kali.
Damos como exemplo que ao final do festival não teve prasadam (alimento espiritual), tampouco teve nenhuma explicação sobre o festival , como tampouco houve nada de pregação nem para os próprios membros do movimento, nem para os curiosos. Ninguém falou sobre o propósito do movimento para a Consciência de Krishna, muito menos alguém falou sobre a posição sublime de Srila Prabhupada como nitya siddha(devoto eternamente liberado,devoto puro, devoto perfeito) e destacado Vaisnava que pertence a uma sucessão discipular que se origina desde o próprio Krishna, a Suprema Personalidade de Deus.
Então surge a pergunta: por que tudo isso está acontecendo? Na minha humilde visão e entendimento do assunto, podemos ver que ISKCON na atualidade está com uma grande crise institucional da qual nos permite ver que o significado e o propósito da missão de Srila Prabhupada está se diluindo. Ficando, por assim dizer, parado sendo consumido por diferentes visões e atritos referentes à questão do mestre espiritual (guru) e sua posição.
Podemos resumir isto em três fatores para poder ver porque a missão para a consciência de Krishna está cada vez com menos adeptos e mais pessoas confusas.

1- A ideia de que só podemos ser aceitos por Srila Prabhupada : se aceitamos um guru que pertence a Instituição ISKCON onde não existe provas estabelecidas por Srila Prabhupada para que seus discípulos iniciem seus próprios discípulos dentro da missão estabelecida por seu fundador, Srila Prabhupada.
2- A luta de falsos conspiradores "ritviks"(sacerdotes) que brigam para ocupar algum cargo institucional, e assim controlar e manipular devotos interessados em servir Srila Prabhupada dentro da ISKCON. Isto leva ao mesmo resultado que oferecem os gurus eleitos pelo GBC, diluir o propósito da missão estabelecida por seu fundador Acharya Srila Prabhupada.
3. Os membros da Gaudya Math que , lutam por impor um sistema tradicional de guru sucessor após a partida de um Acharya (Mestre Espiritual), e assim acaba nos levando ao mesmo resultado, parar a missão estabelecida por Srila Prabhupada.

Perante esta crises de visão , podemos ver que nos três casos não existe a possibilidade de aceitar o erro, muito menos de entender o problema . Nas cabeças destas três posições não se encontra nenhuma oportunidade de abertura para fortalecer e levar a missão de Srila Prabhupada em sua forma pura e verdadeira.
Parece que qualquer sujeito que entra em uma dessas vertentes termina adotando uma postura partidária na qual se separa todas as outras formas e maneiras de levar e adotar a missão do Sampradaya Acharya A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
Nas cabeças destas três propostas citadas acima, vemos o resultado de levar Srila Prabhupada a depender de um sistema , instituição , mecanismo , doutrina ou tradição, da qual um Sampradaya Acharya nunca está condicionado, nem pode ser limitado por ditos processos. Para sermos bem claros, Srila Prabhupada e sua missão nunca podem estar sujeitos a paradigmas e fórmulas que causam contradição e separam o objetivo e propósito de sua missão que levam a perfeição da vida humana.

Então, podemos ver que o caminho da espiritualidade muitas vezes fica refreado por mecanismos, dogmas, e doutrinas , ou seja, o fundamentalismo institucional e religioso às vezes, vai de encontro à espiritualidade libertadora e ao progresso da vida humana.
Nós vemos isso nos resultados de diferentes seitas que brigam entre si, embora o significado encontrado nas escrituras autorizadas seja o mesmo falado de formas diferentes.
No movimento Hare Krishna , vemos o mesmo problema , facções lutando entre si embora a missão e propósito estabelecidos pelo Sampradya Acharya A.C. Bhaktivedanta Swami Prabupada sejam benéficos para todos e ainda assim se criam divisões , mudando o propósito que nos leva para outro resultado.

Aqueles que tomam partido de um pensamento ou doutrina , na maioria dos casos buscam satisfazer suas necessidades egoístas e passageiras, ou buscam ganhar alguma posição de poder para poder manipular outros e obter benefícios, mas tudo isto não é a missão de Srila Prabhupada. No prefácio do Srimad Bhagavatam, Srila Prabhupada descreve que o propósito da mensagem espiritual é espiritualizar toda a sociedade humana , dar um novo significado e propósito a vida tanto politicamente, como culturalmente, socialmente, e institucionalmente.
Mas tudo isto para pessoas de mentes fechadas que se empacotam em sistemas inventados e lutam entre si, os leva para outro caminho. Como vemos na maioria dos casos, falsos argumentos e teorias são apresentados para poder seguir detendo sob controle os membros com menos conhecimento que sustentam suas ideias e programas.
O resultado é sempre o mesmo , se você pensa e concorda na linha que sigo então você é bem vindo , se você discorda ou questiona , você é rejeitado e também difamado. Com isto se cria a ideia de um problema que pode acabar com a missão ou doutrina , tudo vindo de fora, mas na realidade o problema se encontra dentro do ser , dentro de uma religião; sociedade; país; família, o problema se encontra dentro , e não fora. Com o intuito de resolver esta desigualdade, Krishna, a Suprema Personalidade de Deus vem ou envia Seu representante para corrigir e dar uma solução ao problema da existência humana, e assim beneficiar a todas as almas espirituais, e outorgar uma chance de voltar ao lar voltar ao Supremo. Esta é a missão do Sampradaya Acahrya , esta é a missão de Srila Prabhupada.

Portanto , devemos entender os propósitos de Srila Prabhupada e seguir os princípios estabelecidos por Caitanya Mahaprabhu, tudo é muito simples. Porém, a liderança atual tem dado as costas para Srila Prabhupada ao estabelecer um sistema de gurus falso, cheio de mediocridade, que dá proteção para pedófilos, guru- homosex e diferentes pessoas com outros propósitos e interesses que travam a missão do sampradaya acaharya.

Assim encontramos as diferentes propostas lutando entre si para tirar o poder de Srila Prabhupada. Portanto, programas "ritviks" que buscam estabelecer domínio e controle nos dão o mesmo resultado : briga institucional que leva à deturpação dos propósitos de Srila Prabhupada. O sistema, sem conhecimento dos interesses de Srila Prabhupada causa confusão, estresse, brigas, sejam nos assim chamados, ISKCON; "Ritviks"; etc...

Por Kalki das

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado