"A respeito de como usar a faculdade para julgar"

Srila Prabhupada diz (A respeito de como usar a nossa faculdade de 'julgar' a fim de tomar decisões baseadas no sastra em nossas vidas diárias, portanto, 'julgar' é necessário e não é uma coisa 'ruim')

"Não, o julgamento existe em todo lugar. A menos que exista julgamento, como você pode discriminar, "Isto é espiritual; isto é material"? Julgamento deve existir para uma pessoa inteligente. De outa maneira como você pode distinguir? Nós estamos distinguindo a todo momento-"Isso é bom. Isso é ruim."- no mundo relativo.

Então existe julgamento. Então Deus- o juiz supremo. Tão logo exista uma questão de julgamento, então qual é nossa posição? Deve existir bom e ruim, então se temos vivido muito bem, boa vida, então por julgamento de Deus nós tomamos melhor posição. E se nós não temos feito isso, então você obtém uma posição degradada.

Portanto, para o ser humano é muito positivo entender como é que vamos ser julgados pelo Supremo. Então se seguimos as regras e regulações dadas por Deus, então o julgamento será melhor. E se não seguimos as leis, o julgamento não será a favor. Isto é uma conclusão natural.

Então temos que julgar o que é pecado, o que é piedade, como posso ser piedoso, como alguém se torna pecaminoso. Então muitas coisas virão."

(Srila Prabhupada, Conversa no quarto com estudantes de yoga, 14 de Março de 1975, Iran)

Comentários