Srila Prabhupada Único Paradigma 2: Pulando Sobre







Srila Prabhupada Único Paradigma 2: "Pulando por cima"


Por Krishna Kant


No artigo anterior, foi dado um exemplo que determina completamente a não confiar na autoridade das palavras de Srila Prabhupada e procurar fora dos livros de Srila Prabhupada a aproximação direta dos ensinamentos dos acharyas (mestre espiritual) anteriores.


Não pule sobre    


Em seus livros Srila Prabhupada afirma que os livros dos acharyas anteriores devem ser lidos. Contudo, separadamente, Srila Prabhupada fala como esses livros devem ser aceitos e lidos. Srila Prabhupada afirma que os ensinamentos dos acharyas anteriores devem ser tomados unicamente por meio do acharya atual , e alguma outra aproximação é proibida e conhecida como "pulando por cima":
"Suponha que eu ouvi do meu mestre espiritual, então eu lhe vou falar a mesma coisa. Portanto, este é o sistema parampara. Você não pode imaginar o que meu mestre espiritual disse. Ou até mesmo se você ler alguns livros, você não pode entender a menos que você compreenda isso de mim.  Isso é chamado de sistema parampara. Você não pode pular para o guru superior, negligenciando o acarya seguinte, imediato acarya seguinte."
(Srila Prabhupada leitura, 8/12/1973) 


"Você não pode pular sobre. Você deve ir por meio do sistema parampara. Você têm que se aproximar através de seu mestre espiritual para os Gosvamis."
( Srila Prabhupada leitura, 28/3/1975)

"A fim de receber a verdadeira mensagem do Bhagavatam alguém deve se aproximar ao elo atual, ou o mestre espiritual,  na cadeia da sucessão discipular." (Srimad Bhagavatam, 2,9.7, significado)

E o acharya atual , o qual o IRM tem provado consistentemente sem nenhuma dúvida (veja a ordem final , todas as publicações da revista De Volta a Prabhupada, e todas as matérias de nosso site) é Srila Prabhupada.

Não sair

Consequentemente, em linha com este principio do elo atual, Srila Prabhupada insiste que unicamente na ISKCON seus livros sejam lidos:


"Não existe necessidade que qualquer um de meus discípulos leia algum livro além de meus livros- de fato, semelhante leitura vai ser prejudicial para o seu avanço na Consciência de Krishna. ( Srila Prabhupada carta, 20/1/1972)


Quanto aos livros Gaudiya Math sendo divulgados lá, quem está distribuindo? [...] Esses livros não devem ser distribuídos a todos em nossa sociedade. [...]Você diz que só iria ler um livro, se isso era tudo o que eu tinha escrito, então ensine os outros a fazer isso. Você tem uma determinação muito boa.”[Carta de Srila Prabhupada, 14 de Novembro de 1973)


"Brahmananda Swami me mandou uma carta a respeito de que meus estudantes estão lendo outros livros. E peço a você para parar esta pratica."(Srila Prabhupada carta, 26/1/1973)


"É bom que se tenha mais aulas com os bhaktas, porém todas elas devem ser sobre a base de nossos livros. Você não deve ir além da jurisdição de nossos ensinamentos." ( Srila Prabhupada Carta, 26/1/1977)



Fonte autorizada

Srila Prabhupada nos deu abertura para os livros dos acharyas anteriores por meio de seus próprios escritos. Ele foi objetivo:


" para dar a vocês muitas belas literaturas como os Vedas, Upanisads, Puranas, Ramayana, Mahabharata, e outros livros de nossa própria linha Gaudiya, como Rupa Goswami, Sanatana Goswami, Visvanatha Cakravarti entre outros. Então se o GBC o qual eu tenho apontado para esta tarefa irá amavelmente agora me assistir desta maneira, pelo tratamento esperto e com todas as boas considerações em todos os assuntos da administração, Eu vou dedicar mais de meu tempo para dar a você mais belos livros" (Carta de Srila Prabhupada, 16/2/1972)  


E ele nos deu Bhakti -rasamrita-sindhu (Nectar da Devoção) e Sri Upadesamrita (Néctar da Instrução) por Rupa Goswami, Sri Caitanya Caritamrita por Srila Krishnadasa Kaviraja Goswami, e assim por diante.
Portanto, nós estamos destinados a ler os trabalhos dos acharyas anteriores unicamente mediante o que Srila Prabhupada nos deu. E, onde ele sentia que era adequado ler semelhantes obras diretamente , ele especificamente autorizava elas para serem publicadas pela BBT, assim como Sri Brahma Samhita de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e Vida e Preceitos de Sri Caitanya Mahaprabhu de Srila Bhaktivinoda Thakura. Porém Srila Prabhupada nunca autorizou  ir além do que ele mesmo nos tenha dado, nem ele procurou nominar outros sucessores dele para nos fornecer semelhante literatura. Antes, unicamente em algum caso muito raro  e especifico ele  autorizou  ir fora de seus livros.     


"Toda a leitura de livros externos, exceto em casos autorizados, como por exemplo, para ler alguns filósofos como Platão para fazer um ensaio comparando sua filosofia com a filosofia de Krishna mas de outra forma a leitura de todos estes livros de fora, deve ser interrompida imediatamente."(Srila Prabhupada Carta, 26/1/1972)


Através de Srila Prabhupada

Portanto, nós estamos estudando as obras de todos os acharyas anteriores através dos livros de Srila Prabhupada:

Paramahamsa: " Porém não existe nada de errado com a ideia de estudar os livros dos acahryas anteriores."
Prabhupada: Não. Quem diz? Isto está errado. Nós estamos seguindo os acharyas anteriores. Eu nunca disse isso"
Paramahamasa: "Todos os seus comentários estão vindo dos acharyas anteriores. "
Prabhupada: " Sim."
Jayadharma: "Porém isso não significa que nós devemos deixar de procurar todos os livros dos acharyas anteriores e ler unicamente  os seus"
Prabhupada: " Isto está realmente lá. Você primeiro de tudo assimile o que eu tenho dado a você. Vocês simplesmente acumulam livros e não lêem- qual é a utilidade?
Jayadharma: " Primeiro de tudo nós lemos todos  seus livros"
Prabhupada: " Sim."
Paramahamsa: "Praticamente falando, Srila Prabhupada, você está dando-nos a essência de todos os livros dos acharyas anteriores em seus livros."
Prabhupada: "Sim . Sim"
(Caminhadas matinais, 13/5/1975)

Tudo o que é para ser aprendido dos ensinamentos de Srila Bhaktivinoda Thakura pode ser aprendido com nossos livros. Não há necessidade alguma de qualquer instrução externa.”  (Carta de Srila Prabhupada, 25/12/73)


Eu lhe dei TLC*, que necessidade há de ler Caitanya Caritamrta traduzidos por outra pessoa. Você está certo de parar de ler isso.” (Carta de Srila Prabhupada, 20/1/1972)
* Ensinamentos do Senhor Caitanya




Conclusão


Embora Srila Prabhupada tenha nos dito que os ensinamentos dos acharyas anteriores devem ser estudados, ele também afirmou que a única fonte autorizada para ler essas obras é o que ele mesmo nos deu via sua ISKCON. 
Portanto, como discípulos obedientes de Srila Prabhupada, nós devemos estar satisfeitos com o que ele nos tem dado, e não desobedecer suas instruções e acessar ensinamentos fora do que ele tem nos dado, já que, como acharya atual, ele é a única fonte autorizada para nós acessarmos o conhecimento espiritual. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado