Palavras Conclusivas

Hoje, domingo, 10 de novembro, 1974, correspondente ao 10 de Kārtikka, Caitanya era 488, o décimo primeiro dia da quinzena escura, o Rama-Ekadasi-temos agora terminou a tradução Inglês de Sri Sri Krsnadasa Kaviraja Gosvami Caitanya-caritamrta em acordo com a ordem autorizada de Sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Gosvami Maharaja, meu amado mestre espiritual eterna, guia e amigo. Embora, de acordo com a visão material Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada passou longe deste mundo material, no último dia de dezembro de 1936, eu ainda considero Sua Divina Graça de estar sempre presente comigo por sua vani, as suas palavras. Existem duas formas de associação por vani e vapu. Vani significa palavras, e vapu significa presença física. A presença física às vezes é sensível e às vezes não, mas vani continua a existir eternamente. Portanto, devemos aproveitar o vani, não da presença física. Bhagavad-Gita, por exemplo, é o vani do Senhor Krishna. Embora Krsna estava pessoalmente presente há cinco mil anos e já não está fisicamente presente, do ponto de vista materialista, o Bhagavad-Gita continua.


Neste contexto, podemos chamar à memória o momento em que eu tive a sorte de encontrar Sua Divina Graça Srila Prabhupada, em algum momento do ano 1922. Srila Prabhupada tinha vindo de Calcutá para Sridhama Mayapur para iniciar as atividades missionárias da Gaudiya Matha. Ele estava sentado em uma casa na Ulta Danga quando, mediante o incentivo de um amigo íntimo, o falecido Sriman Narendranātha Mallika, tive a oportunidade de conhecer Sua Divina Graça, pela primeira vez. Eu não me lembro a data real da reunião, mas naquela época eu era um dos gerentes do laboratório do Dr. Bose em Calcutá. Eu era um homem jovem recém-casado, viciado em movimento de Gandhi e vestidos de khadi. Felizmente, mesmo no nosso primeiro encontro, Sua Divina Graça aconselhou-me a pregar o culto de Sri Caitanya Mahaprabhu em Inglês nos países ocidentais. Porque naquela época eu era um nacionalista completo, um seguidor de Mahatma Gandhi, que apresentou a Sua Divina Graça, a menos que o nosso país foram libertados do jugo estrangeiro, ninguém iria ouvir a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu sério. Claro, tivemos algumas discussões sobre este assunto, mas na última vez que foi derrotado e convencido de que a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu é a única panaceia para a humanidade sofredora. Eu também estava convencido de que a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu foi, então, nas mãos de um especialista muito devoto e que certamente a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu se espalharia por todo o mundo. Eu não poderia, no entanto, assumir imediatamente suas instruções para pregar, mas eu levei muito a sério suas palavras e estava sempre pensando em como executar a sua ordem, embora eu estivesse completamente incapaz de fazê-lo.


Desta forma, passei minha vida como um chefe de família até 1950, quando eu me aposentei da vida familiar como um vanaprastha. Com nenhum companheiro, eu ocioso, aqui e ali até 1959, quando eu tomei sannyasa. Então, eu estava completamente pronto para cumprir a ordem do meu mestre espiritual. Anteriormente, em 1936, pouco antes de Sua Divina Graça faleceu em Jagannatha Puri, que lhe escreveu uma carta pedindo que eu poderia fazer para servi-lo. Em resposta, ele me escreveu uma carta, datada de 13 de dezembro de 1936, ordenando-me, da mesma forma, para pregar no culto de Inglês de Sri Caitanya Mahaprabhu como eu tinha ouvido da boca dele.


Depois que ele faleceu, eu comecei a revista quinzenal Voltar ao Supremo em algum momento de 1944 e tentou espalhar o culto de Sri Caitanya Mahaprabhu através desta revista. Depois que eu fiz sannyasa, um bem-amigo sugeriu que eu desejem escrever livros em vez de revistas. Revistas, disse ele, pode ser jogado fora, mas os livros permanecem perpetuamente. Então eu tentei escrever Srimad-Bhagavatam. Antes disso, quando eu era um chefe de família, eu tinha escrito no Srimad Bhagavad-Gita, que tinha cumprido cerca de mil e cem páginas, mas de alguma forma ou de outra o manuscrito foi roubado. Em qualquer caso, quando eu tinha publicado o Srimad-Bhagavatam, Primeiro Canto, em três volumes, na Índia, pensei em ir ao E.U.A. Pela misericórdia de Sua Divina Graça, eu era capaz de chegar a Nova Iorque, em 17 de setembro de 1965. Desde então, eu traduzi muitos livros, incluindo o Srimad-Bhagavatam, Bhakti-rasamrta-sindhu, Ensinamentos do Senhor Caitanya (um resumo) e muitos outros.


Entretanto, fui induzido a traduzir Sri Caitanya-caritamrta e publicá-lo em uma versão elaborada. Em seu tempo de lazer na vida adulta, Sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura seria simplesmente ler Caitanya-caritamrta. Foi o seu livro favorito. Ele costumava dizer que haveria um momento em que os estrangeiros que aprendem a ler langage Bengali Caitanya-caritamrta. O trabalho sobre esta tradução começou há cerca de dezoito meses atrás. Agora, pela graça de Sri Caitanya Mahaprabhu e sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, ele está acabado. Neste contexto, tenho de agradecer aos meus discípulos americanos, especialmente Sriman Pradyumna dasa Adhikari, Sriman Nitai dasa Adhikari, Sriman Jayadvaita dasa brahmacari e muitos outros meninos e meninas que estão sinceramente me ajudar em redação, edição e publicação de todas essas literaturas.


Eu acho que a Sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura está sempre vendo minhas atividades e orientar-me dentro do meu coração por suas palavras. Como é dito no Srimad Bhagavatam, Brahma tene HRDA ya ādi-kavaye. Inspiração espiritual vem de dentro do coração, em que a Suprema Personalidade de Deus, em Sua característica Paramatma, é sempre estar com todos os seus adeptos e associados. É de se admitir que qualquer trabalho de tradução que tenho feito é através da inspiração do meu mestre espiritual, porque, pessoalmente, estou mais insignificante e incapaz de fazer este trabalho materialmente impossível. Eu não acho que eu aprendi muito estudioso, mas tenho plena confiança no serviço do meu mestre espiritual, Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Se houver qualquer crédito para minhas atividades de tradução, é tudo devido à Sua Graça Divina. Certamente, se Sua Divina Graça estava pessoalmente presente neste momento, teria sido uma grande ocasião para jubiliation, mas mesmo que ele não está presente fisicamente, estou confiante de que ele está muito satisfeito com este trabalho de tradução. Ele gostava muito de ver muitos livros publicados para difundir o movimento da consciência de Krishna. Por conseguinte, a nossa sociedade, a Sociedade Internacional para Consciência de Krishna, foi formada para executar a ordem de Sri Caitanya Mahaprabhu e Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.


É meu desejo que os devotos do Senhor Caitanya em todo o mundo desfrutar desta tradução, e estou contente de expressar a minha gratidão para com os homens aprenderam nos países ocidentais que estão tão satisfeitos com meu trabalho que está a encomendar antecipadamente todos os meus livros que serão publicados no futuro. Nesta ocasião, portanto, peço a meus discípulos que estão determinados a ajudar-me neste trabalho em continuar a cooperar plenamente, de modo que os filósofos, acadêmicos, religiosos e pessoas em geral em todo o mundo irão beneficiar pela leitura de nossas literaturas transcendental como Srimad - Bhagavatam e Sri Caitanya-caritamrta.


Assim, finalizam os significados Bhaktivedanta do Sri Caitanya-caritamrta, datado de 10 de novembro de 1974, a Bhaktivedanta Book Trust, Hare Krishna Land, Juhu, Bombaim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado