Impersonalismo , Coca Cola e Carnaval


Temos dado uma olhada para as seguintes atitudes de um suposto grupo Hare Krishna que se diz chamar "Prabhupada Vani", para os leitores que não conhecem o significado da palavra Vani , vani significa instrução , significa também uma forma de associar-se com um Mestre espiritual genuíno por meio de suas instruções divinas , por meio do som. Exitem duas maneiras de se associar com um mestres espiritual representante de Deus uma é por meio da presença física(vapu) e a outra por meio de suas instruções(vani).
Então aqui vemos que "Prabhupada Vani" significa seguir as instruções de Srila Prabhupada unicamente seguir sem adulterar nada.
Agora vemos que no suposto espaço "Prabhupada Vani" , existem muitas coisas das quais Srila Prabhupada proíbe , a mais significativa é a pregação feita por parte de devotos impersonalistas , como no caso de Krishnapriyananada, que segue uma linha completamente diferente aos ensinamentos de Srila Prabhupada.


"Swami Krishnapriyananda foi iniciado na ordem de
sucessão discipular de Sri Adi Sankaracharya de Srigeri Math (Dasanami Sampradaya), por intermédio de Sua Santidade Paramahansa 1008 HariHar Ji Swami Maharaj, na Diksha de Sua Santidade Sri Ramananda Prasad, na ocasião da Sua honrosa visita que fez a Porto Alegre, no ano de 2002, onde Sri Ramananda proferiu uma série de palestras e conferências sobre o Bhagavad-gita e a missão de Harihar Maharaj. A sucessão discipular tem como Guru Siksha Sua Santidade Swami Sivananda Maharaj."

Lembremos que Srila Prabhupada em seus ensinamentos faz varias menções de não se associar com impersonalistas, nem mesmo escutar deles devido ao perigo que isto leva para alguém que segue o linhagem Vaisnava de Sri Caitanya Mahaprabhu.

" A Sampradaya de Gurumaharaj é da linhagem Smarta,tendo origem na Kumara-Sampradaya. Nesta corrente,Hari e Hari são Unos e mesmos, não tendo distinção na adoração de Deus nas Suas inumeráveis formas e nos Seus inumeráveis nomes. Guruji é devoto de Devi Mariyamman, a qual presta serviço e reverência desde Sua tenra idade, iniciando-se aos 2 anos de idade. Swamiji foi instruído de modo transcendental por Sua Santidade Sivananda Maharaj, que fez pessoalmente companhia para Ele daquela idade até anos e meio, quando Sivananda abandonou o corpo no planeta."
Aqui vemos que a linha é impersonalista e também tem indícios de Hinduísmo, coisas antagônicas aos ensinamentos de Srila Prabhupada.

"Você sabe que nós temos recusado mesmo o povo hindu de realizar o culto a semideus em nosso templo [...] “ Por uma questão de dever, não devemos permitir que qualquer pessoa realize qualquer função no nosso templo, sem ser em princípio Vaisnava "(Srila Prabhupada carta, 10 de outubro de 1968)

SANATANA DHARMA BRASIL

SANATANA DHARMA BRASIL GITA ASHRAMA
Departamento de Hinduísmo Brasil

"As diversas atividades da SANATANA DHARMA BRASIL, e o
seu departamento Hinduísmo Brasil pelo SANATANA DHARMA
BRASIL GITA ASHRAMA, traz ao público da língua
portuguesa uma série de eventos culturais e religiosos
pertitentes ao Sanatana-dharma. O leitor poderá
acompanhar estas atividades mediante as páginas do
Ashrama, que por hora trazem as matérias das
atividades que se realizam."



Nos vemos com estas evidencias que Krishnapriyananda é representante do sanatana dharma no Brasil , e que sua pregação não tem nenhum vinculo com Srila Prabhupada.
Agora logicamente o swami segue sua linha , porem vemos que os devotos do suposto espaço "Prabhupada Vani" gostam de escutar suas palestras e o chamam para falar , e promovem suas mensagens na internet, contudo se damos uma olhada para o que Srila Prabhupada diz, veremos que todo isso é uma forma de enganar aos devotos e simpatizantes.
Tampouco Srila Prabhupada gostaria que os devotos estudem o Gita de Sankaracarya , como vemos no Blog do Krishnapiyananda não há nenhuma referencia da linha Vaisnava e sim um abundante conteúdo de comentários do Gita na linha de Sankaracharya.
Srila Prabhupada afirma:

"A perigosa teoria Mayavada estabelecida por Sankaracarya - que Deus é impessoal - não se coaduna com os preceitos dos Vedas. Sri Caitanya Mahaprabhu, portanto, descreveu os filósofos Mayavadis como os maiores ofensores contra a Personalidade de Deus. De acordo com o sistema Védico , quem não obedecer as ordens dos Vedas é chamado de Nastika, ou ateu. (SB 4.21.27 significado) "

A matéria que estamos publicando aqui não é para entrar em todos os detalhes da linha de Krishnapriyananda , mas olhar de perto para o suposto grupo de devotos que dizem seguir Srila Prabhupada , e no qual vemos que é mais uma nova linha que busca misturar coisas , pegando de vários setores para poder dar algum novo significado a sociedade internacional fundada por Srila Prabhupada.
Temos recebido denuncias que no espaço "Prabhupada Vani" se fazem festivais de domingo no qual se serve coca cola para os visitantes, isto é também outra maneira de enganar aos devotos, de enganar também aqueles que querem conhecer Srila Prabhupada.
Em nenhum lugar você vai ver Srila Prabhupada aprovando para dar refrigerantes aos convidados muito menos Krishna aprova essa atitude , onde Ele afirma ofereça um pouco de água com amor , nunca coca cola.
Porem isto é liberado no espaço , como podem também ser liberadas outras coisas em nome de Srila Prabhupada , que são completamente contrárias a seus ensinamentos e valores , todo isto nos mostra como existem vários grupos que gostam de enganar e fazer negócios usando o nome de Srila Prabhupada.

"Não estamos preocupados com qualquer outro movimento salvo, e exceto a Consciência de Krishna em sua forma pura. Um pouco de uma coisa pura é muito melhor que grandes volumes de impurezas, ou coisas adulteradas."Carta de Prabhupada: 1969.


Agora com todo este carnaval de falsos gurus , escândalos , mudanças nos livros de Srila Prabhupada , grupos de ritviks que usam o nome de Srila Prabhupada para fazer negócios, será que estas atitudes podem ajudar alguém na vida espiritual?
Será que os vícios podem elevar alguém na vida espiritual?
Será que manipular os ensinamentos de Srila Prabhupada tem algum efeito produtivo?

"Portanto, pela influência da era de Kali, em toda parte, política, social ou religiosa, está tudo às avessas e, portanto, para o homem são isso é inteiramente lamentável." (SrimadBhagavatam,1:16:22 significado)

Como vemos todas estas anomalias nas ditas instituições nos mostram que a melhor solução é ficar com só uma coisa , que são os verdadeiros ensinamentos de Srila Prabhupada , suas palavras, seu exemplo , sua Vani , essa é a linha a ser seguida , que no final das contas vai dar mais prazer e segurança no avanço espiritual.







Comentários

  1. "Em nenhum lugar você vai ver Srila Prabhupada aprovando para dar refrigerantes aos convidados muito menos Krishna aprova essa atitude , onde Ele afirma ofereça um pouco de água com amor , nunca coca cola." Deixe-me fazer um questionamento. Esse finalzinho da frase "nunca coca cola" é orientação de Prabhupada ou uma tentativa sua de fazer sensacionalismo em cima de nada? Porque seguindo sua lógica, completamente ilógica, deveríamos sempre e sempre oferecer água, nunca um suco, nada além de água. Te ocorreu que este "oferecer água"se refere a: ofereça algo simples, mas o faça com amor e sinceridade?! Você é realmente manipulador e fanático. O que tem de errado com um refrigerante? A não ser que você seja diabético ou algo do tipo, não tem nada de errado. Ou será que você também deseja iniciar a marcha anti capitalista?! Pessoas como você deveriam se preocupar mais em olhar pra si próprias do que apontar o dedo pro resto do mundo. Se manca!

    ResponderExcluir
  2. Querida Flor se você pensa que é uma autoridade no assunto e pode interpretar o Bhagavad Gita a seu bem prazer e aprovar que se de coca cola em um festival de Glorificação a Krishna, então porque não carne, cachaça etc... total pode ser dado com amor também. Porém nosso Mestre Espiritual A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada diz:


    "Nós não usamos todas essas coisas em nossa sociedade, nós não bebemos coca-cola, nós não bebemos pepsi-cola, nós não fumamos.
    Tantas coisas que estão sendo vendidas em grande quantidade, através de anúncios, vitimizando o pobre consumidor. Mas elas são desnecessárias.
    Não existe necessidade destas coisas. Mas por que os sentidos não podem ser controlados, eles estão fazendo grandes negócios. Sem necessidade.
    Dessa forma, nós devemos controlar os sentidos. Se realmente desejamos vida espiritual, se realmente queremos ficar livres dos grilhões materiais, então nós precisamos aprender a controlar os sentidos. Isso é moralidade." - Srila Prabhupada em Mauritius
    Portanto nós preferimos saber e seguir o que foi estabelecido. Hare Krishna!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"To do things hastily and incorrectly is not good. Anything valuable takes a little time to come into existence. Therefore there is no harm in waiting for the best thing. But everything is well that ends well: That should be the principle."
Prabhupada Letters :: 1969.
.............................................................................
"Hacer las cosas de afán y mal no es bueno. Algo valioso toma un poco de tiempo para llegar a existir. Por lo tanto no hay daño en esperar lo mejor. Pero si algo va bien termina bien. Ese debe ser el principio".
Cartas de Prabhupada :: 1969.

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado