Sri Caitanya Caritamrita Adi Lila capitulo um verso 35



mantra-guru ara yata siksa-guru-gana

tãnhãra carana ãge kariye vandana


Sinônimos

mantra-guru- o mestre espiritual iniciador; ãra-como também; yata, como muitos(como há); siksa-guru-gana-todas as instruções dos mestres espirituais;tãnhãra- de todos eles;carana -aos pés de lotús; ãge-em primeiro; kariye-eu ofereço; vandana- respeitosas reverencias.

Tradução

Eu (Srila Krishna das Kaviraja Goswami) em primeiro lugar ofereço minhas respeitosas reverencias a meu mestre espiritual iniciador e a todos meus mestres espirituais instrutores.

Significado

Srila Jiva Gosvami, em sua tese chamada Bhakti sandarbha(202), afirma que o serviço devocional sem contaminações é o objetivo dos Vaisnavas puros e que alguém tem que executar esse serviço na associação de outros devotos. Por associar-se com devotos de Krishna alguém desenvolve o sentido da Consciência de Krishna e assim desta maneira alguém se torna inclinado para o serviço amoroso ao Senhor. Este é o processo pelo qual se pode aproximar do Supremo Senhor pela apreciação gradual do serviço devocional. Se alguém deseja serviço devocional puro, deve associar-se com devotos de Krishna. Unicamente por semelhante associação uma alma condicionada pode realizar o gosto do amor transcendental e assim reviver seu eterno relacionamento com a Suprema Personalidade de Deus numa manifestação especifica e em termos da doçura (rasa) transcendental especifica, que tem eternamente inerente nele.

Se uma pessoa desenvolve amor por Krishna e pelas atividades da Consciência de Krishna, pode conhecer a Suprema Verdade Absoluta, porém aqueles que tentam entender Deus simplesmente por argumentos lógicos não vão ter êxito, nem eles terão um gosto pela devoção pura. O segredo é que alguém deve submissamente ouvir aquele quem conhece perfeitamente a ciência de Deus, e alguém precisa começar o método de serviço regulado pelo preceptor. O devoto que já se sente atraído pelo nome, forma,qualidade, etc da Suprema Personalidade de Deus pode ser dirigido para sua maneira especifica de serviço devocional, ele não precisa perder tempo em se aproximar do Senhor através da lógica. O mestre espiritual especialista conhece bem a forma de ocupar a energia de seu discípulo no transcendental serviço amoroso ao Senhor, e assim ele engaja um devoto em um serviço devocional específico de acordo com sua tendência especial. Um devoto deve ser unicamente iniciado por um mestre espiritual , porque nas escrituras a aceitação de mais de um é proibida. Não há limites, entretanto, para o número de mestres espirituais instrutores que alguém possa aceitar. Geralmente um mestre espiritual que instrui constantemente um discípulo na ciência espiritual torna-se seu mestre espiritual iniciador mais tarde.

Deve-se lembrar sempre que uma pessoa que está relutante em aceitar um mestre espiritual e ser iniciada será certamente confundida em seu esforço para ir de volta ao Supremo. Aquele que não estiver devidamente iniciado pode se apresentar como um grande devoto, porém com certeza encontrará grandes obstáculos no progresso rumbo a realização espiritual, como resultado que ele deverá continuar seu período na existência material sem alívio. Tal pessoa desamparada é comparada a um navio sem timão, semelhante navio nunca poderá alcançar seu destino. Isto é imperativo, portanto. de modo que alguém deve aceitar um mestre espiritual se ele deseja ganhar o favor do Senhor. O serviço ao mestre espiritual é essencial. Se não a chance de servir ao mestre espiritual diretamente, o devoto deve servir ele por lembrar suas instruções. Não há diferença entre as instruções do mestre espiritual e o próprio mestre espiritual. Em sua ausência , portanto, suas palavras de direção devem ser orgulho do discípulo. Se alguém pensa que está acima de consultar qualquer pessoa , incluindo o mestre espiritual, ele é imediatamente um ofensor aos pés de lótus do Senhor, semelhante ofensor nunca pode voltar a Deus. Isto é imperativo , que a pessoa aceite um mestes espiritual genuíno em termos das injunções dos sastras. Srĩ Jiva Goswami adverte que alguém não aceite um mestre espiritual em termos hereditários ou costumes sociais e convenções eclesiásticas. Deve-se simplesmente tentar encontrar um qualificado mestre espiritual genuíno pelo real avanço em entendimento espiritual.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado