Srila Prabhupada significado do Caitanya Caritamrita


Significado


Esta é uma citação do Visnu Purana (6.7.61).
No verso anterior, citado do Bhagavad-gita, tem sido estabelecido que as entidades vivas são categorizados entre as potências Senhor. O Senhor é potente, e existem variedades de potências (parasya saktir vividhaiva sruãyate). Agora, nesta citação do Visnu Purana , isto é adicionalmente confirmado. Existem variedades de potências, e elas têm sido divididas em três categorias - ou seja, espiritual, marginal e externa. A potência espiritual se manifesta no mundo espiritual. A forma de Krishna, qualidades, atividades e associados são todos espirituais. Isso também é confirmado
no Bhagavad-gita (4,5):

ajo ’pi sann avyayätmä
bhütänäm isvaro ’pi san
prakritim sväm adhisthäya
sambhavämy ätma-mäyayä


"Embora eu seja não nascido e Meu corpo transcendental jamais se deteriore, e embora eu seja o Senhor de todas as entidades vivas, por Minha potência espiritual, eu ainda apareço em cada milênio em Minha forma transcendental original.”Atma-maya refere-se à potência espiritual. Quando Krishna trata de este ou qualquer outro universo, Ele o faz com a sua potência espiritual. Nós nascemos forçados pela potência material, mas como disse aqui, com referência ao Visnu Purana, o ksretrajña ou entidade viva, pertence à potência espiritual, assim, quando nos tornamos libres das garras da potência material pode entrar também ao mundo espiritual.
A potência material é a energia da escuridão, ou completa ignorância das atividades espirituais. Na potência material, a entidade viva se engaja mesmo em atividades lucrativas, pensando que ela pode ser feliz através da expansão em termos da energia material. Este fato é manifesto proeminentemente nesta Era de Kali, porque a sociedade humana, não tem compreensão natureza da espiritual, estando ocupada em expandir atividades materiais. Os homens de hoje são quase inconscientes de sua identidade espiritual. Eles pensam que eles são produtos dos elementos do mundo material e que tudo vai acabar com a aniquilação do corpo. Portanto, eles concluem que, enquanto um tem um corpo material constituído de sentidos materiais, deve-se desfrutar dos sentidos tanto quanto possível. Desde que são ateus, eles não se importam se há uma próxima vida. Tais atividades são descritas neste versículo como avidya-karma-samjñanya.

A energia material é separada da energia espiritual da Suprema Personalidade de Deus. Assim, embora seja originalmente criada pelo Senhor Supremo , Ele não está realmente presente nela. O senhor confirma também no Bhagavad-gita (9,4), mat-sthani sarva-bhutani: "Tudo está descansando em Mim". Isso indica que tudo está descansando em sua própria energia. Por exemplo, os
planetas estão descansando no espaço exterior, que é a energia separada de
Krishna. O Senhor explica no Bhagavad-gita (7,4):

bhümir äpo ’nalo väyu
kham mano buddhir eva ca
ahankära itiyam me
bhinnä prakritir astadhä


A água da Terra, fogo, ar, éter, mente, inteligência e falso ego – todos juntos, esses oito constituem Minhas energias materiais separadas. "A energia separada age como se fosse independente, mas aqui se afirma que, embora tais energias são certamente reais, elas não são de fato independentes, mas apenas separadas.A energia separada pode ser entendida a partir de um exemplo prático. Eu componho livros falando em um gravador, e quando o dita-phone for repetido, ele parece que estou falando pessoalmente, mas na verdade eu não estou. Falei pessoalmente, mas então a fita no ditafone, que é diferente de mim, reproduz as atos exatamente como eu. Do mesmo modo, a energia material originalmente emana da Suprema Personalidade de Deus, mas age de forma separada, embora a energia seja fornecida pelo Senhor. Isso também é explicado no Bhagavad-gita (9,10): mayädhyaksena prakriti süyate sa-caräcaram"Esta natureza material está trabalhando sob minha direção, o filho de Kunti, e está produzindo todos os seres móveis e imóvel. "Sob a orientação ou superintendência da Suprema Personalidade de Deus, energia material trabalha como se fosse independente, apesar de ela não ser realmente independente.

Em neste verso do Visnu Purana a energia total da Suprema Personalidade de Deus é classificada em três divisões chamadas, espiritual ou potencia interna do Senhor, a potencia marginal, ou Ksetrajña (a entidade viva), e a potencia material, o qual é separada da Suprema Personalidade de Deus, e parece agir independentemente. Quando Srila Vyasadeva pela meditação e auto-realização, viu a Suprema Personalidade de Deus, ele também viu a energia separada estando atrás Dele (apayat purusampurnam mayam ca tad-apasrayam).Vyasadeva também realizou que a energia separada do Senhor, a energia material, cubre o conhecimento das entidades vivas (yaya sammohito jiva atmanam tri-gunatmakam). A separada, energia material confunde as entidades vivas ( Jivas), e assim elas trabalham arduamente sob a influencia , desconhecendo completamente a sua missão na vida. Desafortunadamente, a maior parte de elas pensam que são o corpo e devem portanto desfrutar dos sentidos materiais inrresponsavelmente, já que quando a morte chegar tudo ira ser acabado. Esta filosofia ateista também apareceu na Índia, onde foi propagada uma vez por Carvaka Muni, quem diz:

rnam krtva grhtam pibet yavaj jivet sukham jivet

bhasmi-bhutasya dehasya kuta punar agamano bhavet


Esta teoria afirma que alguém deve viver comendo muito ghi quanto possível. Em Índia o ghee (manteiga clarificada) é o ingrediente básico de muitas variedades de alimentos. Já que todos desejam desfrutar de bons alimentos, Carvaka Muni solicita que alguém coma muito ghee quanto possível. Um pode dizer “eu não tenho dinheiro. Como devo adquirir ghee? "Carvaka Muni, no entanto, diz:" Se você não tem dinheiro, em seguida, peça emprestado ou roube, mas de alguma forma segura pegue o ghee para desfrutar da vida.” Para aquele que argumenta que ele será responsabilizado por tal atividades não autorizadas como implorando, pedindo e roubando, Carvaka Muni responde: "Você não será responsabilizado. Logo que o seu corpo é queimado em cinzas depois da morte, tudo está acabado. "Isso se chama ignorância. A partir do Bhagavad-gita entende-se que um não morre com a aniquilação do seu corpo (na hanyate hanyamne sarire). A aniquilação de um corpo implica mudar para outro(tatha dehantara praptir "). Portanto, executar atividades irresponsáveis no mundo material é muito perigoso. Sem conhecimento da alma, do espírito e sua transmigração, os povos são seduzidos pela energia material para participar em muitas actividades, como se se pudesse tornar-se feliz simplesmente por meio do conhecimento material, sem referência a existência espiritual. Portanto, o mundo material inteiro e suas atividades são referidas como avidya-karma-samjñanya.

A fim de dissipar a ignorância dos seres humanos que trabalham sob a energia material, que é separada da Suprema Personalidade de Deus,o Senhor vem para reviver a natureza original das atividades espirituais (yada yada hi dharmasya glanir bhavati bharata). Assim que eles se desviam de sua natureza original, o Senhor vem a ensinar-lhes, sarva-dharmam parityajya mam ekam saranam vraja: "Minhas queridas entidades vivas, desistam de todas as atividades materiais e simplesmente rendam-se a Mim para sua proteção. "(Bg. 18,66).

Esta é a afirmação de Carvaka Muni que se deve mendigar, pedir emprestado ou roubar dinheiro para comprar ghee e desfrutar da vida ( rnam krtva grhtam pibet). Assim, mesmo o maior ateu da Índia recomenda que um deve comer manteiga, não carne. Ninguém podia conceber que seres humanos "comam carne como tigres e cães”, mas os homens têm-se tornado tão degradados que eles são como animais e já não podem mais reivindicar por ter uma civilização humana.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISKCON Pandemônio

El Mono Empalado 11