"A teologia é a ciência de Deus"





2009 4 de novembro
por admin

Prabhupada, 24 de junho de 1975, Los Angeles: [...] E a teologia é a ciência de Deus. Assim que é a ciência? Você está tentando compreender Deus, ou você conhece a Deus, você está indo para cumprir o ditado de Deus. Em primeiro lugar, duas coisas: você não conhece a Deus, você está tentando encontrar a Deus. Eu acho que isso não é teologia, é teosofia. Aqueles que estão tentando encontrar a Deus pela especulação, são teósofos. E teólogo significa aquele que conhece a Deus e cumpre sua ordem. Assim como nós sabemos do governo e nós aceitamos a lei do governo e cumprimos isso. Isto é boa cidadania . E quem não tem governo, eles estão tentando descobrir algum bom sistema de governo, e que é outra coisa. Portanto, qual é o seu posicionamento? Você conhece a Deus, ou você está tentando descobrir Deus? Qual a posição do teólogo? Essa é a minha questão.

Dr. Crossley: É ambos.

Prabhupada: Não, ambos não pode ser

Dr. Crossley: Alguns procuram ...

Prabhupada: Não, ambos não pode ser. Isso é ilógico. Se você conhece a Deus, não há nenhum uso de encontrar Ele fora. Você já sabe quem é Deus.

Dr. Crossley: é saber a fim de procurar?

Prabhupada: Ah, sim. Você terá que cumprir a Sua lei. Isso é tudo. Você conhece o seu pai. Cumprir a sua lei, isso é tudo. Tudo o que o pai diz, você respeita isso. E se você não sabe quem é seu pai, o trabalho é muito difícil? Como você encontra o seu pai? Pela pesquisa? Você pensa achar a seu pai por um trabalho de investigação? Essa é a minha questão. É possível encontrar o meu pai pelo trabalho de investigação? Qual é a resposta?

Dr. Crossley: Eu acho que você sabe quem é seu pai. Você sabe quem é ele.

Prabhupada: Como eu sei?

Dr. Crossley: Porque você vê-lo, você conversa com ele, você tocá-lo.

Prabhupada: Mas qual é a prova de que ele é meu pai? Vejo tantos colegas . Como eu sei quem é meu pai?

Dr. Crossley: Ele diz que você é seu filho.

Prabhupada: Isso significa que você aceita qualquer um como Deus, se ele diz que "eu sou Deus"?

Dr. Crossley: Não, mas aceito qualquer um como pai, que me diz que eu sou seu filho, porque ele já me disse isso.

Prabhupada: Não, esse não é o caminho. Todo mundo vai dizer: "Eu sou seu pai." Você aceita? Todo mundo vai dizer: "Eu sou seu pai." Você vai aceitar todos como o seu pai? Então como é que você aceita o pai genuíno? Hmm?

Wolfe: pais adotivos muitas vezes dizem a seus filhos adoptivos que eles são os pais verdadeiros.

Prabhupada: Não, não, não estamos falando de acolhimento; estamos falando do verdadeiro pai. Como é que você sabe qual é seu verdadeiro pai?

Dr. Crossley: Você cresceu com ele. Você já conhecia desde que você era uma criança pequena. É parte de nossa consciência.

Prabhupada: Então se a minha consciência não está certa, então eu posso escolher um pai errado.

Dr. Crossley: Bem, só porque você sabe que ele é seu pai, ainda há mais para saber sobre ele. Há cada vez mais para entender.

Prabhupada: É ... Muito simples a resposta: quando a mãe declara, "Ele é seu pai," isso é tudo. Você não tem que fazer pesquisa. Isso é inútil. Pela pesquisa, você não pode entender quem é seu verdadeiro pai. Você pode entender o seu verdadeiro pai somente pelo certificado de sua mãe. Isso é tudo. Portanto o nosso mantra védico diz que religião e Deus não podem ser fabricados pela especulação. Acintyah khalu ye bhava na tams tarkena yojayet . Assim como neste exemplo,do pai. Pai existia antes do meu nascimento. Assim, depois de meu nascimento, com conhecimento limitado faço pesquisa que é meu pai, você nunca vai encontrar o seu pai. Mas se você pegar o certificado de sua mãe, que está lá. Da mesma forma, acintyah khalu ye bhava, coisas que estão além da nossa concepção, que não podem ser estabelecidas pelo simples argumento, a lógica, a chamada ciência e filosofia, que não é possível. O mesmo exemplo: por argumento, a lógica, a ciência, a filosofia não é possível saber quem é seu pai. O único método simples e método autorizado é perguntar a mãe, e se ela diz, "Sim, ele é seu pai ..." Da mesma forma, as coisas que estão além da nossa concepção, com um simples argumento serão inúteis. Acintyah khalu ye bhava na Tams tarkena yo ... Tarka significa argumentos. Em outro lugar é dito, tarka, argumento, é fútil. Tarkah apratisthah: "Em tese, você não pode chegar à conclusão certa." Pode-se argumentar de uma forma, posso discutir uma maneira melhor, ele pode argumentar em melhor forma. Esse não é o sistema. Isto não vai ajudar. Tarko apratisthah srutayo vibhinnah. Se você estudar as escrituras, assim, no mundo existem muitas variedades de escrituras. Há Bíblia, há o Bhagavad-Gita, há Alcorão, é assim em diante, assim por diante. Portanto, qual é o correto? Isso também não pode decidir. Srutayo vibhinnah e nasau munir matam yasya na bhinnam. E se você consultar os filósofos ou cientistas, cada cientista, cada filósofo, é diferente do outro. Caso ele não pode se tornar um cientista grande. Ele deve dar uma visão diferente, então, ele é um grande cientista. Assim nasau munir matam yasya na bhinnam. Então onde está o caminho para entender? A conclusão é mahajano yena gatah sa panthah: "mahajana, grandes personalidades, acarya reconhecido, o que eles dizem, você segue." Isso é o melhor sistema. Portanto, quem está falando de Deus com autoridade, por exemplo Jesus, ele está falando ao mundo ocidental e você aceitá-lo. Nós indianos, nós aceitamos Caitanya ou Ramanujacarya, Madhvacarya. Este é o caminho. Esse é o caminho, porque estes acaryas, estas autoridades, eles estão falando sobre Deus. Nenhum deles fala que "você torne-se feliz aqui", não, nenhum deles. Ou Cristo ou Caitanya ou Mohammed, ninguém disse. Assim de acordo com o tempo, as circunstâncias, a posição, tanto de seguir qualquer uma delas como lhe convier, ou, se você pode fazer um estudo comparativo, você segue o melhor. Assim, portanto, nossa conclusão é que Krishna é o melhor. Ele é Deus. O Cristo é filho de Deus. Então, não diferem filho de Deus de Deus. Isso é certo. Mas quando o pai fala pessoalmente, ele está falando o que o filho tem falado mais alguma coisa, porque ele é mais experiente. Portanto, tome o pai e segui-lo. Isso é tudo. Mohammed diz que é servo de Deus. Cristo diz que é filho de Deus. E Krishna diz: "Eu sou Deus." Então, onde está a diferença? O filho dirá a mesma coisa, o servo vai dizer a mesma coisa, e o pai também vai dizer a mesma coisa. Assim, a teologia significa conhecer a Deus e cumprir a sua ordem. Esse é o meu entendimento. E a teologia não significa fazer uma investigação de quem é Deus. Isso é teosofia. Assim se você estiver na teologia, então você deve saber quem é de Deus e cumprir a sua ordem. Que você pensa, o Dr. Judá?

Dr. Judah: Perdão?

Prabhupada: Que você acha de essa proposição?

Dr. Judah: Sim, bem, eu acho que você está completamente certo. Eu acho que ele é ... Certamente, nos nossos dias de hoje, muitos de nós realmente não conhecem a Deus.

Prabhupada: Então ele não é teólogo. Ele é teósofo.

Dr. Judá: Nós sabemos sobre Deus, porém não conhecemos a Deus. Concordo.

Prabhupada: Então esse é teósofo. Teosofistas, eles estão pensando que há algo superior. Mas quem é o superior, eles estão investigando fora. O mesmo: um garoto, sabe, "eu tenho um pai", mas "Quem é meu pai? Isso eu não sei. "Ah, isso, você tem que perguntar a sua mãe. Isso é tudo."Sozinho ele não pode compreender. Portanto, nossa proposição é que se você não conhece a Deus, e aqui Deus, é Krishna, por que você não aceitá Ele? Você não conhece o primeiro de todos. E se eu apresentar, "Aqui está Deus", então por que você não aceita? Qual é a resposta? Estamos apresentando a Deus, "Aqui esta Deus." E grandes, acaryas aceitaram. Ramanujacarya, Madhvacarya, Visnusvami, o Senhor Caitanya, em nossa sucessão discipular meu Guru Maharaja, e eu estou pregando, "Este é Deus." Eu não estou apresentando um Deus caprichosamente. Eu estou apresentando um Deus que é reconhecido. Portanto, por que você não aceita? Qual é a dificuldade de?

Dr. Judah: Suponho que uma das dificuldades que certamente muitos na geração mais velha é que seguir certos padrões de vida e do ... É difícil de mudar. Este é o grande problema.

Prabhupada: Então você não é sério sobre Deus. Então você não é grave. Portanto Krishna disse, sarva-dharman parityaja mam ekam saranam : "Você tem que desistir."

Dr. Judah: Esta certo.

Prabhupada: Porque, se você não está preparado para desistir, então você não pode aceitar a Deus.

Dr. Pore: Eu acho que você está sendo um pouco injusto para o Dr. Crossley. Eu acho que o que você diz é verdade, que a coisa mais importante que podemos fazer é buscar e conhecer a Deus, mas eu não acho que seja correto dizer que é uma coisa ruim para estudar como as outras pessoas ou como o homem tem ...

Prabhupada: Não, não digo coisa ruim. Digo, se você é sério sobre Deus, agora, aqui esta Deus.

Conversação Jardim com os professores, o presidente do Departamento de Religião da U.S.C.,
e Dr. Stillson Judá e outros pela Sua Divina Graça AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada
24 de junho de 1975, em Los Angeles



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado