Bhagavad Gita Original 9.3



Verso 3

asraddadhanah purusa
dharmasyasya parantapa
aprapya mam nivartante
mrtyu-samsara-vartmani

Tradução

Aqueles que não têm fé no caminho do serviço devocional não podem Me alcançar, ó conquistador dos inimigos, mas retornam ao nascimento e morte neste mundo material.

Significado

Os incrédulos não podem realizar este processo de serviço devocional; esse é o significado deste verso. A fé é criada pela associação com devotos. Pessoas desafortunadas, mesmo depois de ouvir toda evidência da literatura Védica de grandes personalidades, ainda assim não têm fé em Deus. Elas são hesitantes e não podem permanecer fixas no serviço devocional ao Senhor. Por isso que a fé é o fator mais importante para o progresso na Consciência de Krishna. O Sri Chaitanya Charitamrita afirma que a pessoa deve ter a convicção firme de que simplesmente por servir o Supremo Senhor Sri Krishna pode alcançar toda a perfeição. Isso se chama fé. O Srimad Bhagavatam (4.31.14) afirma que por regar a raiz de uma árvore, seus ramos, galhos e folhas ficam satisfeitos, e por suprir comida ao estômago, todos os sentidos do corpo ficam satisfeitos, e similarmente, por se dedicar ao serviço transcendental do Supremo Senhor, todos semideuses e todos seres vivos ficam automaticamente satisfeitos.

Existem três divisões de pessoas conscientes de Krishna. Na terceira classe, estão as que não têm fé. Se estão dedicadas ao serviço devocional oficialmente, por algum propósito ulterior, não podem alcançar o estágio de perfeição mais elevado. É mais provável que deslizem depois de algum tempo. Podem se dedicar, mas porque não têm convicção completa e fé, é muito difícil continuarem na Consciência de Krishna. Temos a experiência prática no cumprimento de nossa atividade missionária que algumas pessoas vêm e se aplicam na Consciência de Krishna com algum motivo oculto, e tão logo ficam um pouco melhor economicamente, abandonam o processo e seguem seus caminhos antigos novamente. É só pela fé que alguém pode avançar na Consciência de Krishna. No que diz respeito ao desenvolvimento da fé, aquele que é bem versado nas literaturas do serviço devocional e alcançou o estágio de fé firme se chama uma pessoa de primeira classe na Consciência de Krishna. E na segunda classe, estão aqueles que não são muito avançados no entendimento sobre as escrituras devocionais mas que têm a fé automática de que krishna-bhakti ou serviço a Krishna é o melhor curso e assim o aceitam de boa fé. Dessa forma, são superiores ao de terceira classe que não tem nem conhecimento perfeito das escrituras nem boa fé mas tenta seguir pela associação e simplicidade. A pessoa de terceira classe em Consciência de Krishna pode cair, mas quando está na segunda ou primeira classe não cai. A pessoa de primeira classe fará progresso com certeza e alcançará o resultado no fim. No que diz respeito à pessoa de terceira classe em Consciência de Krishna, apesar de ter fé na convicção de que serviço devocional a Krishna é muito bom, não tem conhecimento sobre Krishna das escrituras como Srimad Bhagavatam e Bhagavad-gita. Às vezes, essas pessoas da terceira classe em Consciência de Krishna têm alguma tendência em direção a karma-yoga e jñana-yoga, e às vezes ficam perturbadas, mas logo que a infecção de karma-yoga e jñana-yoga desaparece, tornam-se pessoas de segunda ou primeira classe em Consciência de Krishna. Fé em Krishna também se divide em três estágios que são descritos no Srimad Bhagavatam. Apego de primeira classe, apego de segunda classe e apego de terceira classe também são explicados no Srimad Bhagavatam, Canto Onze. Aqueles que não têm fé mesmo depois de ouvir sobre Krishna e a excelência do serviço devocional, e pensam que é apenas elogio, acham o caminho muito difícil, mesmo se estiverem supostamente dedicados ao serviço devocional. Para eles, há muito pouca esperança de obter perfeição. Portanto, fé é muito importante no cumprimento do serviço devocional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado