Srila Prabhupada Siddhanta (Segunda Seção D,E,F,G,H)




D) Por aceitar que os associados pessoais do Senhor Caitanya são eternamente transcendentais, alguém é promovido para a morada do Senhor Krishna.


Alguém é promovido a morada transcendental do Senhor Krishna, Sri Goloka Dhama simplesmente por aceitar que os associados confidenciais do Senhor Caitanya são nitya siddhas, eternamente pessoas perfeitas, aqueles cujo nascimento e passatempos no mundo são completamente transcendentais e significativos para o benefício de todas as almas condicionadas do universo.

sri-caitanya-krpa-bharau bhuvi bhuvo bharavahantarakau
vande rupa-sanatanau raghu-yugau sri-jiva-gopalakau

“Assim eles estão engajados em atividades missionárias significativas para libertar todas as almas condicionadas do universo material...” (Sri Sri sad goswami astaka, orações aos 6 Goswamis por Srinivasa Acharya)

“O nitya siddha, nunca se esquece de sua relação com a Suprema Personalidade de Deus. Por ordem da Suprema Personalidade de Deus, o nitya siddha permanece dentro deste mundo material como um homem comum, mas o único negócio do nitya-siddha é transmitir as glórias do Senhor. Todos os nitya-siddhas dentro deste mundo material podem parecer trabalhadores, como homens comuns, mas nunca esquecem a sua posição como servos do Senhor.” ( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 5.113, Significado)

“...a alma condicionada está fortemente atada pelas cordas da ilusão. Um homem atado pelas mãos e pés não pode se libertar, ele deve ser ajudado por uma pessoa que está desatada. Porque o atado não pode ajudar o atado, o salvador deve ser uma pessoa liberada. Portanto, somente o Senhor Krishna, ou Seu representante genuíno o mestre espiritual, pode libertar a alma condicionada. Sem tal ajuda superior, ninguém pode ser libertado do cativeiro da natureza material.” (Bhagavad-Gita Como Ele é 7.14 significado)

“O nitya siddha é alguém que nunca é contaminado pela natureza material... Nitya siddhas nunca vêm para o contato com a natureza material. Todos os associados do Senhor Caitanya são nitya siddhas ou eternamente perfeitos... Nós devemos entender que o Senhor Caitanya Mahaprabhu, Krishna mesmo, é transcendental, similarmente Seus associados pessoais são também Nitya siddhas, ou eternamente transcendentais... Simplesmente por aceitar que os associados do Senhor Caitanya são eternamente liberados, alguém é promovido imediatamente para a morada do Senhor Krishna.(Narottama das Thakur, Savarana Sri Gaura Mahima, significado)

“Pela graça do Senhor Sri Krishna, nós tivemos a chance de nascer numa família Vaisnava, e na nossa infância nós imitávamos a adoração ao Senhor Krishna imitando o nosso pai...O nosso mestre espiritual, que também teve seu nascimento numa família Vaisnava, teve todas as inspirações de seu grande pai Vaisnava, Bhaktivinoda Thakura...sempre há simetria entre as fases iniciais de vida de todos os grandes devotos do Senhor...Tais maha-bhagavatas são chamados nitya-siddhas, ou almas liberadas desde o nascimento.” (Srimad Bhagavatam 2.3.15, significado)


E) Todos devem aceitar Srila Prabhupada como mestre espiritual.

Como os Vedas confirmam, acaryavan puruso veda: para obter um entendimento genuíno de Deus e Suas instruções nas escrituras , os buscadores espirituais devem seguir um acharya genuíno, ou mestre espiritual. Srila Prabhupada afirma esta base do princípio espiritual e depõe a noção de que espaço e tempo materiais não podem, de forma alguma, evitar que os seguidores do mestre espiritual se associem com ele aqui e agora.

“Srĩ Jiva Goswami adverte que ninguém aceite um mestre espiritual em termos hereditários ou costumes sociais e convenções eclesiásticas. Deve-se simplesmente tentar encontrar um qualificado mestre espiritual genuíno pelo real avanço em entendimento espiritual.”(Sri Caitanya Caritamrita Adi lila 1.35)

“Deve-se tomar iniciação de um mestre espiritual fidedigno vindo da sucessão discipular e que é autorizado pelo seu mestre espiritual predecessor. Isso é chamado diksa-vidhana. O Senhor Krishna afirma no Bhagavad-Gita, vyapasrita: alguém deve aceitar um mestre espiritual. Por este processo o mundo inteiro pode ser convertido para a Consciência de Krishna.” (Srimad-Bhagavatam, 4.8.54, comentário).

“...acaryavan puruso veda: alguém deve seguir a sucessão discipular de acharyas que conhecem as coisas como elas são”(Srimad-Bhagavatam, 4.22.24, significado, citação do Chandogya Upanisads 6.14.2 )

“Os Cristãos estão seguindo Cristo, uma grande personalidade. Mahajano yena gatah sa pantha. Você deve seguir algum Mahajana, uma grande personalidade... Você siga um acharya. Como os Cristãos , eles seguem Cristo, um acharya. Os Maometanos eles seguem um acharya, Maomé. Isso é bom. Você deve seguir algum acharya... Evam parampara praptam.” (Conversa 20 de Maio, em Melbourne)

“A respeito do sistema de parampara: não há nada para se admirar quando se vê grandes intervalos de tempo (...)temos que aceitar o acharya proeminente e segui-lo. (Carta12 Abril;1968).

“Isto é chamado guru parampara, sucessão discipular...Isto é o processo perfeito de conhecimento. Você se aproxima da pessoa perfeita e obtenha conhecimento, e essa é sua experiência perfeita...Nós obtemos conhecimento de Krishna , o mais perfeito. Ou você toma conhecimento de Jesus Cristo. Isto também é perfeito, porque a fonte é perfeita.” (Conversa 19 de Junho 1974, Alemanha)

“ Realmente alguém que é guiado pelo Senhor Jesus Cristo irá certamente obter a liberação” (Perguntas perfeitas, respostas perfeitas, capitulo 9)

“... Alguém tem que se associar com pessoas liberadas não diretamente, fisicamente, porém pelo entendimento, por meio da filosofia e lógica...” (Srimad Bhagavatam 3.31.48 Significado)

“ Esses não são livros ordinários. São cantos gravados. Qualquer um que lê - ele está ouvindo.” ( Carta , 19 de Outubro de 1974)

Discípulo: Eu me sinto tão longe de você, você sabe, quando você não está mais aqui?
Prabhupada: “Ah, isso você não deve pensar. Se ...As palavras ...Há duas concepções: a concepção física e a concepção da vibração. Assim, a concepção física é temporária. A concepção da vibração é eterna. Assim como nós estamos apreciando ou estamos saboreando a vibração dos ensinamentos de Krishna. Então, pela vibração Ele está presente. Assim que cantar Hare Krsna ou cantar Bhagavad-Gita ou Bhagavata, então, Ele está presente imediatamente por Sua vibração. Ele é absoluto. Portanto, tente se lembrar de Suas palavras de sua instrução, você não vai sentir a separação. Você sentirá que Ele está com você. Assim, devemos nos associar pela vibração, e não pela presença física. Essa é a verdadeira associação. Śabdād anavrtti. Pelo som.”
(Leitura,Montreal, 18 de agosto de 1968)

Discípulo: “Existe alguma forma para um cristão alcançar o céu espiritual, sem a ajuda de um mestre espiritual, crendo nas palavras de Jesus Cristo e tentando seguir seus ensinamentos?”
Srila Prabhupada: “Eu não compreendo.”
Discípulo: “Pode um cristão nesta era, sem um mestre espiritual, mas lendo a Bíblia, e seguindo as palavras de Jesus, alcançar o...”
Srila Prabhupada: Quando você lê a Bíblia, você segue o mestre espiritual. Como pode você dizer ‘sem mestre espiritual’? Tão logo você leia a Bíblia, isso significa que você está seguindo
as instruções do senhor Jesus Cristo, o que significa seguir o mestre espiritual. Então, onde está a chance de estar sem mestre espiritual?
Discípulo: “Eu estou me referindo a um mestre espiritual vivo.”
Srila Prabhupada: “Mestre espiritual não se trata de... O mestre espiritual é eterno. O mestre espiritual é eterno. Então, a sua pergunta é: “sem um mestre espiritual”. Sem um mestre
espiritual você não pode estar em fase alguma da vida. Você pode aceitar este mestre espiritual ou aquele. Isso é outra coisa. Mas você deve aceitar. Como você disse que
“lendo a Bíblia”, quando você lê a Bíblia isso quer dizer que você está seguindo o mestre espiritual representado por algum sacerdote ou membro do clero na linha do Senhor Jesus Cristo.” (Srila Prabhupada, Palestra do dia 02-10-68 em Seattle)

“O guru deve estar situado na plataforma máxima de serviço devocional. Existem três classes de devotos e, o guru deve ser aceito a partir da classe superior... Quando alguém têm alcançado a posição mais alta de Maha-Bhagavata, ele deve ser aceito como guru e ser adorado exatamente como Hari, a Personalidade de Deus. Unicamente semelhante pessoa é elegível para ocupar o posto de um guru.” ( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 24.330, Significado, citação do Padma Purana)

F) O Mestre Espiritual Genuíno Nunca é Limitado pelas Condições Materiais

Onde quer que os devotos de Krishna O adorem, Krishna está presente. Neste mesmo sentido, onde quer que os seguidores sinceros adorem grandes devotos de Krishna, esses Vaisnavas estão presentes. Grandes devotos de Krishna vivem para sempre em suas instruções (vani), na sua forma (vapu), e nos corações de seus seguidores sinceros.
Srila Prabhupada fica presente simultaneamente em inumeráveis lugares e aceita a adoração de inumeráveis seguidores agora e em todo momento. Onde quer que suas instruções sejam seguidas sinceramente.

“Assim como Krishna pode estar presente simultaneamente em milhares de lugares, similarmente o mestre espiritual pode estar presente onde quer que o discípulo queira. O mestre espiritual é o princípio, não o corpo. Assim como a televisão pode ser vista em milhares de lugares pelo princípio
de monitoração retransmitida.” ( Carta , 28 de Maio de 1968)

Discípulo: “Em alguns de nossos templos , assim como Vrindavana, a estátua(murti) de Sua Divina Graça têm sido instalada , e eles (seus discípulos) estão oferecendo prasadam (comida)... Então isto é o mesmo ( Como o Senhor Krishna aceita oferendas através de sua Deidade forma ou foto) esta prasadam é aceita pelo guru?”
Srila Prabhupada: “Sim. Saksad daritvena samasta sastrair: O guru não é diferente que Krishna. Isto é aceito por todos os sastras... Kintu prabhor yah priya eva tasya: Porém a posição do guru é a de servo mais confidencial. Então o Guru é o Deus servidor , e Krishna é o Deus mestre. Ambos são Deus. Deus servo e Deus mestre.” ( conversa 27 de Outubro de 1975, Nairobi )

Repórter: O que irá acontecer ao Movimento nos Estados Unidos quando o senhor morrer?
Srila Prabhupada: Eu jamais morrerei. Eu viverei para sempre em meus livros e vocês os
utilizarão.( Entrevista em Berkley, 17/07/75)

“Engana-se quem diz que que o Vaisnava morre, enquanto que ele ainda vive no som” ( De um poema, por Bhaktivinoda Thakura)

“Cerca de cem anos atrás, Bhaktivinoda Thakura também queria gerar uma criança que poderia pregar a filosofia e os ensinamentos do Senhor Caitanya a sua máxima extensão. Por suas orações ao Senhor ele teve como seu filho Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Maharaj, que neste momento está pregando a filosofia do Senhor Caitanya em todo o mundo através de seus discípulos genuínos.” (Srimad Bhagavatam 3.22.19, significado)

“Embora um corpo físico não esteja presente, a vibração deve ser aceita como a presença do mestre espiritual. Vibração – a qual nós temos escutado do mestre espiritual – que está vivendo.” ( Leitura, 13 janeiro, 1969, Los Angeles).

“O discípulo e o mestre espiritual nunca estão separados, porque o mestre espiritual sempre mantém companhia com seu discípulo, tão logo o discípulo siga estritamente as instruções do mestre espiritual. Isto é chamado de associação de vani ( palavras).(Srimad Bhagavatam 4.28.47 , significado)

Discípulo: “Srila Prabhupada, quando o senhor não mais estiver presentes entre nós, como será possível receber instruções? Por exemplo, questões que possam surgir...”

Srila Prabhupada :” Bem, as respostas estão nos meus livros.”

Discípulo : “Que não – por exemplo, [ perguntas] aquelas que podemos perguntar em [ problemas específicos diários ] Você nos direciona, também, através do coração? Ao lado de Paramatma?”

Srila Prabhupada : “ Se o coração estiver puro. Tudo depende da pureza.” ( conversa, Maio,1973, Los Angeles)


G) As palavras de Srila Prabhupada estão acima de defeitos

Todos rituais, procedimentos, e nomes estabelecidos por Srila Prabhupada são transcendentalmente puros e perfeitos ( veja “Sadhana”, próxima sessão). Prabhupada nunca errou, como todos os homens comuns erram. Tudo o que Srila Prabhupada faz e diz é puro e perfeito, totalmente destituído dos quatro defeitos da vida condicionada-- chamados ilusão, trapaça, sentidos imperfeitos e a tendência de cometer erros.

“ Recomenda-se que todos honrem o mestre espiritual como estando em pé de igualdade com a Suprema Personalidade de Deus. Saksad daritvena samasta sastrair. Isto é prescrito em todas as escrituras. Acaryam mam vijanyat. Deve-se considerar o acharya como estando no mesmo nível da Suprema Personalidade de Deus. Se apesar de todas essas instruções, alguém considera o mestre espiritual sendo um ser humano comum, ele está condenado. Seus estudos dos Vedas, suas austeridades e penitências na tentativa de obter iluminação são todos inúteis como o banho de um elefante. Um elefante vai ao lago onde se banha completamente, porém, logo que chega à margem, ele apanha a areia do chão e a esparrama por todo o seu corpo. Portanto, não há significado para o banho do elefante.” ( Srimad Bhagavatam – Significado- 7.15.26).

bhrama, pramāda, vipralipsā, karaṇāpāṭava
ārṣa-vijña-vākye nāhi doṣa ei saba

"Erros, ilusões, enganações e percepção defeituosa não ocorrem nos dizeres da autoridade dos sábios”( Sri Caitanya Caritamrita Adi lila 2.86)


H) A pregação de Srila Prabhupada é Completa e dotada de poder

As atividades perfeitamente transmitidas por Srila Prabhupada em completo siddhanta (conclusões autorizadas das escrituras) da Brahma-Madhva- Gaudya Sampradaya originam-se do Senhor Krishna mesmo. Srila Prabhupada é o acharya vigraha, o melhor exemplo de mestre perfeito. Sua pregação exibe a completa exibição de guru-tattva e de guru-puja, a essência do guru genuíno e a adoração ao guru genuíno. Por estudar e seguir as instruções de Srila Prabhupada, todos podem alcançar o maior estágio da Consciência de Krishna. Os livros de Srila Prabhupada são perfeitos e completos e não requerem editação ou mudança.

“Tudo o que é para ser aprendido dos ensinamentos de Srila Bhaktivinoda Thakura pode ser aprendido de nossos livros. Não há necessidade alguma de qualquer instrução externa.” [Carta de Srila Prabhupada , 25/12/ 73]."

“Todos devem se tornar pregadores de primeira classe. Simplesmente encha-se de significados de meus livros. As referências estão lá. A filosofia está lá. Tudo esta lá.” (Carta 19 de Setembro de 1974)

“Simplesmente leiam meus livros e repitam o que eu tenho escrito. Então sua pregação irá ser perfeita.” (Carta, 4 de Abril de 1975)

“Não se deve parcialmente estudar um livro apenas para colocar-se como um grande erudito, sendo capaz de se referir às escrituras. Em nosso movimento da consciência de Krishna, temos, portanto, limitando o estudo das literaturas Védicas a Bhagavad-Gita, Srimad-Bhagavatam, Caitanya-caritamrita e Bhakti-rasamrita Sindhu. Estas quatro obras são suficientes para fins de pregação. Elas são adequadas para a compreensão da filosofia e da divulgação de atividades missionárias em todo o mundo. Se alguém estuda um determinado livro, ele deve fazê-lo completamente. Esse é o princípio. Através da realização do estudo de um número limitado de livros, pode-se entender a filosofia.”( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 22.118, Significado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado