Srila Prabhupada Siddhanta (Segunda Seção I,J,K,L,M,N,O,P,Q )


I) Srila Prabhupada vive eternamente como Mestre Espiritual do Universo


Para obter bençãos completas de Caitanya Mahaprabhu e dos acharyas prévios, nós devemos aceitar Srila Prabhupada como acharya vigraha ou sad-guru, o eterno mestre espiritual, e seguir suas instruções. Srila Prabhupada é o elo, vínculo vivo da Brahma-Madhva- Gaudya Sampradaya. Portanto sua adoração é estabelecida como sadhana fundamental para todos os Vaisnavas Hare Krishnas desta era. (Veja sadhana na seção seguinte)


Repórter: “O que irá acontecer ao Movimento nos Estados Unidos quando o senhor morrer?”
Srila Prabhupada: “Eu jamais morrerei. Eu viverei para sempre em meus livros e vocês os
utilizarão.”
Repórter: “Você está treinando algum sucessor?”
Srila Prabhupada: “Sim, meu Guru Maharaja está la”
(Entrevista em Berkley, 17/07/75)

Comentários: “...Você está planejando escolher um sucessor?”
Prabhupada: “Isso já é sucesso. Coisa genuína é sempre sucesso.”
Discípulo: “Uma coisa que ele está dizendo, este senhor, e eu gostaríamos de saber, qual é o seu chamado sucessor ...”
Prabhupada: “O meu sucesso está sempre lá. Sim. Assim como o sol está lá sempre. Ele pode vir diante de sua visão ou não. O sol está lá. Mas se você tiver sorte, você vem na frente do sol. Caso contrário, você permanece na escuridão. O sol está aberto a todos. Nosso movimento da consciência de Krishna, Krishna é aberto a todos. Mas se você tiver boa fortuna, você vem para a luz. Se você é desafortunado, você não vem. Esta é a sua escolha.” (Conversa, 12 de Fevereiro de 1975, México)


Srila Prabhupada: “Unicamente o Senhor Caitanya irá a tomar meu lugar. Ele tomará conta do movimento.” (Conversa 2 de Novembro de 1977, Vrindavana)

Discípulo: “Você é o real acharya para esta era, Srila Prabhupada”
(3 de Outubro de 1977, Vrindavana)
Por favor note: Srila Prabhupada responde com um comentário que foi o silêncio. Ele teve o dever de objetar o comentário como sendo falso ou impróprio. “É característico dos Vaisnavas avançados ... julgam-se seres humanos comuns. Esta não é uma exposição artificial de humildade, um Vaisnava sinceramente pensa desta forma e, portanto, nunca admite sua posição exaltada.” ( Srimad Bhagavatam – Significado- 5.24.26).


J) A Sucessão Discipular depende de Discípulos Genuínos


A sucessão discipular ou guru parampara é continuada por discípulos genuínos do mestre espiritual. Em outras palavras, a sucessão discipular depende de discípulos que sigam suas ordens, a conclusão, o siddhanta do sampradaya acharya. A sucessão discipular nunca depende de arranjos eclesiásticos para autorizar “gurus” ou iniciar novas gerações de discípulos. Srila Prabhupada nunca disse a seus discípulos para iniciarem próprios discípulos na sua missão, e portanto ele nunca ofereceu nenhuma instrução com relação a isso. Antes, ele cuidadosamente treinou discípulos genuínos como Sriman Jayananda Prabhu, para pregar o siddhanta puro da Consciência de Krishna, como humildes mensageiros da missão do Senhor Caitanya, e servos humildes do mestre espiritual.

“Eu sou guru iniciador e vocês devem ser os gurus instrutores por ensinar o que estou ensinando e fazer o que estou fazendo. Isto não é um título, porém vocês devem vir realmente para esta plataforma. Isso eu desejo.” (Carta 4 de Agosto de 1975)

Srila Prabhupada: “Unicamente o Senhor Caitanya pode tomar meu lugar. Ele irá tomar conta do movimento.” (Conversa 2 de Novembro de 1977, Vrindavana)

Comentários: “...Você está planejando escolher um sucessor?”
Prabhupada: “O meu sucesso está sempre lá. Sim. Assim como o sol está lá sempre.”
(Conversa, 12 de Fevereiro de 1975, México)

"Ninguém deve tentar artificialmente ser um devoto avançado , pensando : 'Sou um devoto de primeira classe.' Tal pensamento deve ser evitado. É melhor não aceitar discípulo algum.” ( Sri Caitanya Caritamrita madhya-lila 7.130, significado)

“Alguém que pensa em se tornar guru se torna goru (vaca).” (Srila Bhaktisiddhanta Thakura, ensaio)

“Se todos começam a iniciar, então só terá um resultado contraditório. Enquanto isso continuar, haverá só fracasso.” (Phalguna Krishna Pancami, Srila Prabhupada em 1961 poema honrando o dia do aparecimento do seu mestre espiritual Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

K) Srila Prabhupada inicia formalmente através de sacerdotes nomeados

Srila Prabhupada estabeleceu pessoalmente em sua missão o sistema por meio do qual ele tem continuado formalmente a iniciar novos discípulos através de sacerdotes nomeados. Este sistema deve ser sempre seguido nas instituições estabelecidas por Srila Prabhupada e nas instituições representantes da missão de Srila Prabhupada e Sri Caitanya Mahaprabhu. ( Veja apêndices : Conversações 7 de Julho, 1977, Vrindavana; vontade final de Srila Prabhupada; Junho de1977, e a última diretiva sobre iniciações, 9 de Julho de 1977.)

“Meu querido R- Por favor aceite minhas bençãos. Somente agora tenho recebido alguns requerimentos para dar primeira iniciação... E agora estou recebendo semanalmente nada menos que 10 a 15 requerimentos semelhantes de novos estudantes. Então está se tornando muito caro enviar tantos conjuntos de contas para tão longa distância e isto tem se tornado um pouco incômodo para mim também, então eu penso agora que você pode ser apontado por mim para dar primeiras iniciações para novos discípulos por cantar em suas contas em meu nome. Na América K- está fazendo isso. Então agora se têm dois de vocês isso me dará grande alívio. K- irá cantar nas contas dos novos devotos na América, Canadá, como isso; você pode cantar nas contas para os novos discípulos no continente europeu. Eles devem, é claro, ainda ser considerados como meus discípulos, não que eles devam ser seus discípulos, porém você será dotado de poder por mim para cantar em suas contas, e este é o mesmo efeito de ligar o mestre e discípulo como seu eu estivesse cantando pessoalmente."( Carta de Srila Prabhupada , 4 de Janeiro de 1973).


Discípulo1:“Então, nossa próxima pergunta diz respeito às iniciações no futuro, particularmente quando o senhor não estiver mais conosco. Nós queremos saber como a primeira e segunda iniciações deverão ser conduzidas?”
Srila Prabhupada: “Sim. Eu irei recomendar alguns de vocês... eu irei recomendar
alguns de vocês para agirem como acharyas representantes.”
Discípulo2: “Isso é chamado Ritvik acharya?”
Srila Prabhupada: “Ritvik, sim.”
(Conversa No Quarto, Dia 28 De Maio De 1977, Veja também Conversações 7 de Julho, 1977 Vrindavana, e a última diretiva sobre iniciações, 9 de Julho de 1977. )


Srila Prabhupada: “Hare Krishna. Um cavalheiro bengali veio de Nova Iorque? Então, eu apontei alguns de vocês para iniciar? Diga a ele que alguns foram nomeados; o nome de J- está lá?”
Discipulo: “Ele já está aqui, seu nome já está na sua lista.” (Os sacerdotes nomeados declarando o sistema autorizado por Srila Prabhupada para iniciações, 'daqui para frente')
Srila Prabhupada: “Então, eu o apontei para fazer isso... “Esta iniciação; eu apontei alguns dos meus discípulos, está claro ou não?”
Discipulo: “Está claro... Nós iremos explicar para o homem Bengali , assim como você tem descrito para nós , então isso irá a satisfazer com este arranjo.”
(Conversa No Quarto, Dia 18 De Outubro De 1977, Vrindavana)


L) Pessoas devotadas a Srila Prabhupada e suas instruções são seus discípulos

Pessoas iniciadas de acordo ao sadhana estabelecido por Srila Prabhupada e fixas em seguir suas instruções são estudantes genuínos ou discípulos de Srila Prabhupada. (Veja sadhana)

“Sisya significa quem aceita as regras de seu mestre espiritual, e discípulo significa também a mesma coisa, quem se torna disciplinado pelo mestre espiritual.” ( Leituras de Srila Prabhupada, 12 de setembro de 1969).

Prabhupada: “Quem é meu discípulo? Primeiro de tudo ele tem que seguir estritamente as regras disciplinadas".
Discípulo: "Tão logo quanto alguém esteja seguindo, então ele é ..."
Prabhupada: "então ele está bem"
(Srila Prabhupada, Caminhas Matinais, 13 de junho de 1976)

“Ele vive para sempre através de suas instruções divinas e o seguidor vive com ele.” ( Srimad Bhagavatam, dedicatória)

M) Discípulos genuínos pedem a todos “ Aceitem Srila Prabhupada como Seu Eterno Guru”


O primeiro objetivo do trabalho missionário dos discípulos genuínos de Srila Prabhupada é ajudar a todos a escutarem, adorarem e servirem Srila Prabhupada e neste caminho aprenderem a ciência completa da Consciência de Krishna. A misericórdia de Srila Prabhupada e instruções providenciam unicamente o caminho certo para todos participarem da missão de sankirtana de Sri Caitanya Mahaparabhu e atingirem a perfeição nesta vida.

“...serviço devocional ao Senhor é tão poderoso que pode purificar o coração da população em geral, através do serviço devocional puro, do devoto dotado de poder. Um verdadeiro representante do Senhor, como Narada, Sukadeva Gosvami, o Senhor Caitanya, os seis Gosvamis e mais tarde Śrīla Bhaktivinoda Thakura e Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura , etc, pode salvar todas as pessoas pelo seu serviço devocional dotado de poder.” ( Srimad Bhagavatam 2.8.5 significado)

“Conhecimento deve ser tomado da pessoa perfeita, porque se você toma conhecimento da pessoa que é defeituosa , seu conhecimento não tem valor. Você deve tomar conhecimento do perfeito.” (Leitura,12 de Abril de 1974)

Apenas tente aprender a verdade aproximando-se de um mestre espiritual. Indague dele submissamente e preste-lhe serviço. A alma auto-realizada pode te revelar o conhecimento porque viu a verdade.” (Bhagavad-Gita 4,34)

“Pela misericórdia do mestre espiritual recebe-se a benção de Krishna. Sem a graça do mestre espiritual, não se pode fazer nenhum avanço.” (Sri Sri Gurv-astaka, verso 8 por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura)

“O caminho da realização espiritual é sem dúvida difícil. Por isso o Senhor nos aconselha a nos aproximarmos de um mestre espiritual fidedigno na linha de sucessão discipular do próprio Senhor.” (Bhagavad Gita 4,34, significado)

“O mestre espiritual é o representante da misericórdia do Senhor. Portanto, uma pessoa que está queimando no fogo da existência material pode receber as chuvas da misericórdia do Senhor através do meio transparente do mestre espiritual auto-realizado. O mestre espiritual, com suas palavras, pode penetrar no coração da pessoa que sofre, e injetar conhecimento transcendental, o qual sozinho pode apagar o fogo da existência material.” (Srimad Bhagavatam 1.7.22)


N) O Acharya Vaisnava ou Diksa-Guru Não Cai Nunca

Um Acharya ou diksa guru na Brahma-Madhva- Gaudya Sampradaya é , por definição, um devoto puro completamente auto realizado, ou uttama adhikari, livre de todos os defeitos e imperfeições. Em outras palavras, semelhante guru é uma alma completamente liberada. Acharya Vaisnava, ou diksa guru, sendo liberado e auto- realizado nunca está iludido ou confuso em nenhuma circunstância e nunca se esquece de Krishna nem por um momento. A idéia que um Acharya Vaisnava, ou diksa guru pode se tornar caído ou degradado é apasiddhanta, um desvio severo. Tais idéias ofensivas correm contrariamente aos ensinamentos de Srila Prabhupada e às conclusões das escrituras Védicas.

“Um mestre espiritual autêntico está na sucessão discipular eternamente, e ele nunca se desvia em absoluto das instruções do Senhor Supremo...”(Bhagavad Gita 4.42, Significado)

“O mestre espiritual nunca pode ser levado por um acúmulo de riquezas e um grande número de seguidores. O mestre espiritual genuíno nunca irá ambicionar isso. Porém, algumas vezes o mestre espiritual, que não é devidamente autorizado e somente em seu nome toma própria iniciativa de se tornar um mestre espiritual, ele pode ser levado por acúmulo de riquezas e grande número de discípulos. Isto não é bom para o maior grau de serviço devocional.” (Néctar da Devoção, capítulo 14)

“A primeira classe de devotos nunca se desvia dos princípios da autoridade superior...” ( Néctar da Devoção, capitulo 3 )

“Não existe possibilidade que o devoto de primeira classe caia.”( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 22.71, Significado)

“O guru deve estar situado no nível superior da plataforma do serviço devocional. Existem três classes de devotos e, o guru deve ser aceito na classe mais elevada...Quando alguém atinge a posição mais elevada de Maha-Bhagavata, ele deve ser aceito como guru e ser adorado exatamente como Hari, a Personalidade de Deus. Apenas uma pessoa assim é elegível para ocupar o lugar de um guru.”( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 24.330, Significado, Citação do Padma Purana)


O) Auto apontamento, pregadores desautorizados devem ser negligenciados


Pessoas que insistem em se posicionar como acharyas ou diksa gurus-- e que assim claramente negligenciam as instruções de Srila Prabhupada sobre o assunto-- são , na verdade, imitadores invejosos sem nenhuma conexão substancial na missão de Srila Prabhupada. Devotos sérios devem negligenciar semelhantes fingidos autodenominados, seus tolos promotores, e outros indivíduos materialmente contaminados.


“Uma pessoa ciumenta vestida de Vaisnava não é nada feliz em ver o sucesso de um outro Vaisnava em receber a misericórdia do Senhor. Infelizmente, nesta Era de Kali, existem muitas pessoas mundanas vestidas de Vaisnavas, e Srila Bhaktivinoda Thakura os descreveu como discípulos de Kali. Ele diz, Kali-cela. Ele indica que há um outro Vaisnava, um pseudo Vaisnava com tilaka no nariz e kanti de pérolas no pescoço. Tais pseudos Vaisnavas associam-se com dinheiro e mulheres e têm ciúmes de outros Vaisnavas bem sucedidos. Embora passando-se por um Vaisnava, seu único negócio é ganhar dinheiro vestido de um Vaisnava. Bhaktivinoda Thakura portanto, diz que tal pseudo Vaisnava não é um Vaisnava , mas um discípulo de Kali-yuga. Um discípulo de Kali não pode se tornar um acharya pela decisão de algum tribunal superior. Votos mundanos não têm competência para eleger um acharya Vaisnava. O acharya Vaisnava é auto-refulgente, e não há necessidade de qualquer sentença judicial. Um falso acharya pode tentar substituir a um Vaisnava por uma alta decisão judicial, mas Bhaktivinoda Tahkura diz que ele não é senão um discípulo de Kali-yuga.”( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 1.220, Significado)


“Se um Vaisnava, pela misericórdia do Senhor, está habilitado por Ele para distribuir o santo nome do Senhor em todo o mundo, outros Vaisnavas ficam muito alegres - isto é, se eles são realmente Vaisnavas. Aquele que está com inveja do sucesso de um Vaisnava certamente não é um Vaisnava, mas um simples homem mundano... A pessoa mundana vestida de Vaisnava não deve ser respeitada, mas sim rejeitada. Isto é afirmado no sastra (upeksa). A palavra upeksa significa negligência. Uma pessoa deve negligenciar um invejoso...”( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 1.218, Significado)


“Tão logo o discípulo tolo tente superar seu mestre espiritual e se torne ambicioso para ocupar o seu lugar, ele imediatamente cai. Yasya prasādād bhagavat-prasādo yasyāprasādān nd gatih kuto 'pi. Se o mestre espiritual é considerado um homem comum, o discípulo certamente perde sua chance de avançar ainda mais.”(Srimad Bhagavatam 5.12.14,significado)

gurusu nara-matir...nārakī sah: Aquele que considera ... que o mestre espiritual é um ser humano comum ... é considerado um nārakī, um candidato para a vida infernal”( Sri Caitanya Caritamrita Antya lila 6.294, significado)


“Alguém é proibido de considerar o mestre espiritual como um ser humano comum (gurusu nara-matir...nārakī sah ). O mestre espiritual , ou acharya, está sempre situado na posição espiritual de vida. ( Srimad Bhagavatam, 10.4.24, significado)


“No momento presente as pessoas são tão caídas que não podem distinguir entre uma alma liberada e uma alma condicionada.”( Srimad Bhagavatam 4.18.5, significado)

Se alguém tenta misturar a adoração de Yogamaya com Mahāmāyā, considerando-as uma e a mesma , ele realmente não mostra inteligência muito avançada.( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 8.90, Significado)

“Misturar o espiritual com o material provoca um olhar sobre a transcendência como material e o mundano como espiritual. Isso tudo é devido a um pobre fundo de conhecimento.” ( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 16.72, Significado)


“Alguém pode tentar apoiar a sua filosofia, unindo-se a alguma casta ou se identificar com uma determinada dinastia, reivindicando o monopólio do avanço espiritual. Assim, com o apoio da tradição familiar, pode tornar-se um pseudo guru ou chamado mestre espiritual ...Todas estas são armadilhas da gratificação pessoal dos sentidos. Só para enganar algumas pessoas inocentes, se faz um show avançado da vida espiritual e torna-se conhecido como um sadhu, Mahatma ou pessoa religiosa.”( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 19.170, Significado)


“Influenciado por um temperamento invejoso e insatisfeito por causa de uma atitude de gozo dos sentidos, pessoas mundanas criticam um verdadeiro acharya. Na verdade, porém, um acharya autêntico não é diferente da Personalidade de Deus e, portanto, invejar tal acharya é invejar a própria Personalidade de Deus.”( Sri Caitanya Caritamrita Adi lila 1.46, Significado)



P) Srila Prabhupada é adorado no mesmo nível que o Senhor Krishna


Porque Srila Prabhupada é o servo mais confidencial e dotado de poder do Senhor Caitanya, todos os devotos avançados ou Gaudya Vaisnavas desta era adoram Srila Prabhupada no mesmo nível que o próprio Krishna . Todos os templos Hare Krishnas conduzem diariamente a adoração a ambos no mangala arati durante a adoração à Deidade e, de novo, separadamente durante o programa diário de guru-puja. De acordo com os princípios de sadhana ordenados por guru,sadhu e sastra, e autorizados por Srila Prabhupada pessoalmente.

saksad-dharitvena samasta-sastrair,

uktas tatha bhavyata eva sadbhih


“O mestre espiritual deve ser honrado tanto quanto o Senhor Supremo, porque ele é o servo mais confidencial do Senhor. Isto é reconhecido em todas as escrituras reveladas e seguido por todas as autoridades.”

“Assim como Krishna pode estar presente simultaneamente em milhares de lugares, similarmente o mestre espiritual pode estar presente onde quer que o discípulo queira. O mestre espiritual é o princípio, não o corpo. Assim como a televisão pode ser vista em milhares de lugares pelo princípio

da monitoração retransmitida.” ( Carta , 28 de Maio de 1968)


“O guru deve estar situado no nível superior da plataforma do serviço devocional. Existem três classes de devotos e, o guru deve ser aceito na classe mais elevada...Quando alguém atinge a posição mais elevada de Maha-Bhagavata, ele deve ser aceito como guru e ser adorado exatamente como Hari, a Personalidade de Deus. Apenas uma pessoa assim é elegível para ocupar o lugar de um guru.”( Sri Caitanya Caritamrita Madhya 24.330, Significado, Citação do Padma Purana)


“ Recomenda-se que todos honrem o mestre espiritual como estando em pé de igualdade com a Suprema Personalidade de Deus. Saksad daritvena samasta sastrair. Isto é prescrito em todas as escrituras. Acaryam mam vijanyat. Deve-se considerar o acarya como estando no mesmo nível da Suprema Personalidade de Deus. Se apesar de todas essas instruções, alguém considera o mestre espiritual sendo um ser humano comum, ele está condenado. Seus estudos dos Vedas, suas austeridades e penitências na tentativa de obter iluminação são todos inúteis como o banho de um elefante. Um elefante vai ao lago onde se banha completamente, porém, logo que chega à margem, ele apanha a areia do chão e a esparrama por todo o seu corpo. Portanto, não significado para o banho do elefante.” ( Srimad Bhagavatam – Significado- 7.15.26).


Q) Srila Prabhupada abençoa o movimento Global da Consciência de Krishna


Srila Prabhupada e nossos acharyas predecessores, particularmente Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Bhaktisddhanta Sarasvati Thakura- têm encorajado e abençoado o movimento da Consciência de Krishna , o sanga mundial de devotos do Senhor Caitanya. Este sanga prega cooperativamente a missão do Senhor Caitanya em todos os cantos do globo, seguindo as direções dos seis Goswamis e seguindo a missão e ensinamentos do acharya auto-refulgente, nosso Fundador-Acharya, Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada , quem é o sad-guru e jagat-guru, o eterno guru para todos seus seguidores e o guru para todo o mundo.

mahat-sevām dvāram āhur vimuktes

“Pode-se alcançar o caminho da liberação do cativeiro material apenas pela prestação de serviços a personalidades espirituais altamente avançadas.”(Srimad Bhagavatam 5.5.2, Significado)


naisām matis tāvad urukramānghrim

sprśaty anarthāpagamo yad-arthah

mahīyasām pāda-rajo-’bhisekam

mahīyasām pāda-rajo-’bhisekam


“Enquanto não untarem seus corpos com a poeira dos pés de lótus de um Vaisnava completamente livre de contaminação material, as pessoas muito inclinadas à vida materialista não podem se apegar aos pés de lótus do Senhor, cujas atividades incomuns justificam o fato Dele ser glorificado. Apenas quem se torna consciente de Krishna e, nesse estado de espírito, refugia-se nos pés de lótus do Senhor pode livrar-se da contaminação material.”(Srimad Bhagavatam 7.5.32)

“Ninguém deve pensar que este movimento da consciência de Krishna é um movimento novo. Como confirmado pelo Bhagavad-Gita e Srimad-Bhagavatam, é um movimento muito, muito antigo, pois foi passando de um Manu para outro...O culto da consciência de Krishna, com base nos nove princípios do serviço devocional (Sravanam kirtanam visnoh smaranam pāda sevanam / arcanam vandanam dasyam sakhyam Atma nivedanam [SB 7.5.23]), nunca será interrompido. Ele vai continuar sem distinção de casta, credo, cor ou país. Ninguém pode restringi-lo.( Srimad Bhagavatam 4.28.31, Significado)

“Uma pessoa que não consegue manter a sua fé nas palavras de seu mestre espiritual, mas atua de forma independente nunca recebe o poder de cantar o santo nome do Senhor. É dito nos Vedas (Svetasvatara Upanisad 6.23):yasya deve para bhaktir Yatha deve tatha gurau tasyaite kathitā hy arthāh prakāśante mahātmanah. 'Apenas àquelas grandes almas que têm fé implícita tanto no Senhor e no mestre espiritual é que todos os significados do conhecimento védico revelam-se automaticamente'. Esta injunção védica é muito importante, e Sri Caitanya Mahaprabhu apoiou-a pelo seu comportamento pessoal. Acreditando nas palavras de Seu mestre espiritual, Ele introduziu o movimento de sankirtana, assim como o movimento da consciência de Krsna foi inaugurado com a fé nas palavras de nosso mestre espiritual. Ele queria pregar; nós acreditamos em suas palavras e tentamos de alguma forma ou de outra cumpri-las, e agora esse movimento tornou-se bem sucedido em todo o mundo. Portanto, a fé nas palavras do mestre espiritual e na Suprema Personalidade de Deus é o segredo do sucesso. Sri Caitanya Mahaprabhu nunca desobedeceu as ordens de Seu mestre espiritual e parou a propagação do movimento de sankirtana. Sri Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami, no momento da sua morte, ordenou que todos os seus discípulos trabalhassem conjuntamente para pregar a missão de Caitanya Mahaprabhu em todo o mundo. Mais tarde, porém, alguns discípulos tolos e egoístas desobedeceram suas ordens. Cada um deles queria se tornar líder da missão, e lutaram nos tribunais, negligenciando a ordem do mestre espiritual, e toda a missão foi derrotada. Não estamos orgulhosos disto, no entanto, a verdade deve ser explicada. Nós acreditamos nas palavras de nosso mestre espiritual e começamos tudo de maneira humilde sem nenhum amparo, mas devido à força espiritual da ordem da autoridade suprema, esse movimento tem tido muito sucesso. ( Sri Caitanya Caritamrita Adi lila, 7.95-96, Significado)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA ORIGINAL DE SRILA PRABHUPADA Português download

Caso Param Gati Histórico

Hridayananda Ha Sido Derrotado